No próximo dia 17 de fevereiro, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) comemora dois séculos de história na proteção e segurança da sociedade baiana. Como parte das celebrações do bicentenário, foi lançada a música inédita “Bicentenária PMBA”, composta pelos policiais e músicos Vinícius Aragão, Vailson Barbosa e Lucas Borges, com interpretação do cantor baiano Jau.
A ideia inicial da composição veio do soldado Vailson Barbosa, que se emocionou desde o início do processo. “Chamei os dois colegas, o capitão Vinícius Aragão e o colega Lucas Borges, para compor. Eles também são músicos, têm esse know-how na composição. E nós sentamos e conseguimos construir essa letra que fala dos 200 anos da Polícia Militar da Bahia. A gente se emocionou desde o início da composição, porque a gente fala da instituição que a gente faz parte, que a gente conhece, e isso emociona,” relatou o soldado.
A canção, disponível online para o público, exalta a dedicação, a bravura e o compromisso da Polícia Militar com a segurança pública e o bem-estar da sociedade baiana. Com versos que celebram a história da corporação e a sua relação com o povo baiano, a música promete se tornar um hino para a corporação.
“Vamos festejar, com muita alegria, 200 anos, Polícia Militar da Bahia. Patrimônio da nossa população”, diz a canção.
De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom-BA), a escolha de Jau para interpretar a música foi estratégica para reforçar a identidade baiana e a proximidade da corporação com a população. O comandante-geral da PM, Coronel Paulo Coutinho, explicou o propósito dessa homenagem.
“É realmente um grande patrimônio do nosso estado, com Jau celebrando conosco uma escolha nossa para que ele trouxesse justamente essa baianidade à nossa polícia militar comemorando 200 anos. A iniciativa busca reforçar o orgulho e a identidade da corporação, aproximando ainda mais a PMBA da sociedade,” destacou.
Além da música, uma programação especial está prevista para acontecer ao longo de todo o ano de 2025. As atividades envolvem atos comemorativos, inauguração de monumentos, eventos literários, esportivos e culturais, como destacou o Coronel Paulo Coutinho.
“Temos uma programação que vai ser durante todo o ano, que ela versará nos mais diversos aspectos, desde a solidariedade militar, até várias comemorações literárias, campeonatos das várias modalidades esportivas, congraçamento com a sociedade, inauguração de monumentos. Então nós vamos fazer efetivamente no ano 2025, um ano que seja festejado por tantas conquistas da Polícia Militar da Bahia, que nós consideramos como um grande patrimônio do povo baiano.”
Ouça abaixo:
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.