Bahia

PGE desenvolve ferramenta tecnológica para compartilhar dados de precatórios com o TJBA

A ferramenta foi apresentada pelo coordenador de inovação e inteligência analítica, Felipe Pereira Coelho, que falou sobre as funcionalidades, formas de acesso, autenticação dos usuários, dentre outras informações necessárias ao manuseio da tecnologia.

Acorda Cidade

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (26), por meio do aplicativo TEAMS, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) apresentou ao juiz Cláudio Cesare Braga Pereira, coordenador do Núcleo Auxiliar de Conciliação de Precatórios do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), a nova ferramenta de tecnologia desenvolvida pela Coordenação de Gestão Estratégica da PGE para compartilhar com o TJBA informações e dados sobre os processos de precatórios do Estado da Bahia. O Portal Precatórios é uma solução rápida, segura e de fácil manuseio, que tem por objetivo auxiliar o Poder Judiciário baiano no desafio da digitalização dos precatórios.

A ferramenta foi apresentada pelo coordenador de inovação e inteligência analítica, Felipe Pereira Coelho, que falou sobre as funcionalidades, formas de acesso, autenticação dos usuários, dentre outras informações necessárias ao manuseio da tecnologia.

De acordo com o procurador assistente do Núcleo do Contencioso de Execuções e Ressarcimentos da Procuradoria Judicial, Ayrton Bittencourt Lobo Neto, trata-se de uma entrega extremamente importante, pois ajudará a processar os precatórios do Estado da Bahia de forma eficiente e célere. “O compartilhamento desse acervo com o NACP/TJBA garantirá enorme avanço no propósito da digitalização dos precatórios, beneficiando não apenas o Poder Judiciário, mas toda a sociedade baiana, em especial os próprios credores do Estado da Bahia”, avaliou.

“Ficamos muito felizes de poder ajudar o TJBA, afinal quando tornamos a vida do Tribunal mais fácil, todo mundo ganha”, afirmou o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho.

“Temos que pensar sempre do ponto de vista macro. Somos filhos do mesmo pai, o Estado da Bahia, e quando um se beneficia todos se beneficiam”, disse o juiz Cláudio Cesare Braga, que destacou ainda a importância do Estado possuir sistemas que conversem, integrados.

A ferramenta

O Portal Precatórios é uma solução tecnológica composta por uma aplicação web e um modelo de interoperabilidade. A ferramenta possibilita, de forma rápida, segura e amigável, a consulta à pasta digital dos processos eletrônicos de precatório em ambiente web, além de possibilitar facilmente a troca de informação entre sistemas do âmbito do Poder Judiciário. Por meio dela, milhares de processos de precatórios existentes na Procuradoria podem ser acessados de forma eletrônica.

A solução é capaz de capturar informações do sistema PGE.NET e disponibilizar, via web, a usuários internos e externos à PGE, possibilitando, assim, o compartilhamento, com o Tribunal, de todo o acervo de precatórios digitalizados que a PGE dispõe.

Desde o ano de 2008, todos os precatórios encaminhados pelo TJBA à PGE são digitalizados integralmente e inseridos no sistema PGE.NET, garantindo, assim, maior eficiência da Procuradoria no trabalho com esses processos.

O projeto foi coordenado pela procuradora geral adjunta, Luciane Rosa Croda, pelo procurador chefe da Procuradoria Judicial, Frederico Augusto Valverde Oliveira, o procurador assistente do Núcleo do Contencioso de Execuções e Ressarcimentos da Procuradoria Judicial, Ayrton Bittencourt Lobo Neto e pela equipe técnica composta pelo coordenador de Gestão Estratégica da PGE, Eduardo Jorge Brandão e pelo coordenador de inovação e inteligência analítica, Felipe Pereira Coelho.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários