Bahia

Perdeu o celular ou foi roubado no carnaval de Salvador? Veja como bloquear aparelho

Confira o passo a passo para que problema seja solucionado.

Foto: Freepik
Foto: Freepik

Se você perder o celular ou teve o aparelho roubado, durante o carnaval de Salvador, o fato deve comunicar o fato à prestadora e solicitar o bloqueio do serviço. O g1 Bahia preparou um passo a passo para que o problema seja solucionado.

Após entrar em contato com a prestadora, é preciso informar o número do celular. Não há mais necessidade de fornecer o IMEI.

Além disso, quem perdeu o celular e, depois de bloqueá-lo, reencontrou o aparelho, pode fazer o desbloqueio ligando novamente para a prestadora.

Se você teve o celular roubado ou furtado, é necessário ir até uma delegacia e registrar ocorrência. Você também pode fazer isso pela internet, através da Delegacia Virtual.

O bloqueio também pode ser feito diretamente pela polícia no momento do registro da ocorrência. As polícias civis de todos os estados, com exceção do Amapá e do Acre, e o Departamento de Polícia Federal já têm acesso ao sistema que permite o bloqueio.

Como descobrir o código do IMEI?

Com o aparelho celular em mãos, disque #06# no aplicativo de telefone. O IMEI irá aparecer na tela. Caso não esteja com o aparelho celular em mãos O IMEI aparece em uma etiqueta na caixa.

Algumas lojas também colocam o número do IMEI na nota fiscal de venda.

Já na internet dá para pelo site do fabricante:

  • Google: google.com/android/find
  • Apple: appleid.apple.com
  • Samsung: findmymobile.samsung.com

Bloqueio de aparelhos celulares e smartphones – Polícia Civil


A Polícia Civil da Bahia está habilitada a efetuar o bloqueio e desbloqueio de aparelhos celulares furtados ou roubados, através de alimentação do Cadastro de Estações Móveis Impedidas – CEMI , da ABR-Telecom.

Nesse sentido, é importante distinguir os bloqueios de aparelhos em dois tipos:

  • Bloqueio de aparelhos desvinculados;
  • Bloqueio de aparelhos vinculados.

São definidos como “desvinculados” aqueles aparelhos em que não havia uma linha telefônica sendo usada, como, por exemplo, aqueles que são subtraídos das lojas comerciais ou durante o transporte de cargas. Nesses casos, o bloqueio só será possível se a vítima apresentar número válido de IMEI do aparelho subtraído.

Já “vinculados” são aqueles aparelhos em que neles vinham sendo usada uma linha telefônica. Nesse caso, o comunicante não precisa saber o número do IMEI do aparelho subtraído, bastando informar a linha telefônica usada no celular antes do furto ou roubo.

Para a realização do bloqueio, a Polícia Civil da Bahia estabeleceu alguns critérios. O solicitante deve:

  • Preencher um formulário padrão, solicitando o bloqueio;
  • Comprovar o endereço;
  • Juntar cópia de RG e CPF.
  • Importante salientar que são disponibilizados dois tipos de formulários: um para o caso de bloqueio de telefones vinculados, e outro para bloqueio de desvinculados.

Além disso, o comprovante de residência pode ser substituído por uma declaração (modelo disponibilizado), assinada pelo solicitante.

Buscando ainda desburocratizar o processo, nos casos em que houve o furto/roubo também dos documentos, as cópias do RG e do CPF podem ser substituídas pela impressão do portalssp ou do Infoseg.

Ainda com foco na simplificação, o formulário solicitando o bloqueio/desbloqueio e demais documentos podem ser digitalizados e enviados para o email [email protected].

Se preferir, porém, a unidade pode entregar tais documentos na sede do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio, 1º andar do Prédio da Polícia Civil da Bahia, Piedade, em Salvador/BA.

Dicas


Para que a noite de folia não termine com uma grande dor de cabeça, alguns cuidados são recomendados:

  • A “dica de ouro” é ir à festa usando uma pochete ou doleira. Manter o celular e a carteira sempre guardados enquanto estiver no meio da multidão também diminui as chances de uma abordagem inesperada;
  • Quando for usar o aparelho para fazer fotos e enviar mensagens, redobre a atenção com a movimentação no seu entorno;
  • A medida considerada mais drástica, e também mais segura, é simplesmente não levar o telefone para a folia. Para quem não consegue ficar longe do celular, mesmo na folia, é importante deixar o GPS do aparelho sempre ativado para facilitar a localização do equipamento em caso de roubo;
  • Outra medida imprescindível é ter o número do IMEI anotado em algum lugar seguro ou salvo no e-mail.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários