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Nem todos os consumidores conhecem a possibilidade de ter o valor da conta reajustado. De acordo com a Embasa, no primeiro trimestre de 2012 foram realizados 268.645 atendimentos nas Lojas e Teleatendimento de Salvador, sendo apenas 16.900 registros de revisão de conta, 6,29% do total de serviços prestados pela concessionária de água.
O consumidor pode recorrer ao serviço sempre que discordar do valor cobrado, é o que explica a gerente do Departamento de Relacionamento com Clientes e Mercado da Embasa, Thalita Vieira.
Pedido – Além do Procon, quem deseja pedir a revisão de conta de água pode recorrer ao site da Embasa, telefone de atendimento ou ainda, em uma das lojas da empresa. Nos casos dos pedidos feitos através do telefone ou da internet, é necessário informar número de matrícula, que pode ser encontrado na conta de água, e fornecer os números de RG e CPF. Para o atendimento em uma das lojas da Embasa, o consumidor deve apresentar a conta de água e esgoto e ter RG e CPF.
Prazo – De acordo com a Resolução n°001/2011 emitida pela Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Coresab), orgão que regulamenta o serviço da Embasa, a empresa tem o prazo de até 16 dias úteis para realizar a revisão do valor cobrado.
Revisão – Os clientes da Coelba podem solicitar o serviço de revisão da conta através do telefone, site da empresa (www.coelba.com.br) ou através das Agências da concessionária de energia elétrica, basta o títular da conta informar o número de contrato, que está situado na parte superior da fatura de energia, a Identidade e o CPF.
De acordo com a empresa, para fazer a solicitação de revisão de conta, uma inspeção deve ser feita no domicílio para que a medição de energia seja verificada.
Profissional especializado – O serviço é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determina que a inspeção do domicílio e a nova fatura sejam feitos em até 30 dias. Caso o consumidor não fique satisfeito com a revisão da conta,a Coelba recomenda que contrate profissional especializado para verificar as condições das instalações elétricas internas da sua residência ou estabelecimento comercial. A empresa recomenda que esta revisão seja feita a cada cinco anos, uma vez que instalações antigas podem ocasionar “fuga de corrente”, aumentando assim o valor da fatura.
Seus direitos – A Aneel disponibiliza através do seu site uma cartilha Direitos e Deveres do Usuário de Energia Elétrica e uma série de dicas sobre o direito do consumidor esclarecendo as dúvidas mais frequentes sobre o uso da energia elétrica, como quando a energia pode ser desligada e qual o prazo determinado pela justiça para que ela seja ligada após o pagamento.
Serviço:
Embasa
Telefone de Atendimento – 0800 0555 195
Fonte: A Tarde.