A Polícia Federal deflagrou, na última quinta-feira (25), a Operação Dropout, que apura o desvio de recursos públicos na Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista. Vários mandados de busca e apreensão foram cumpridos, além de que três servidores foram exonerados, através do Decreto Nº 23.178, pela atual prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil.
Segundo o Blog do Anderson, parceiro do Acorda Cidade, a Operação, conforme o delegado Rodrigo Souza Kolbe, só foi iniciada após a determinação do ex-prefeito da cidade, Herzem Gusmão, que faleceu em 2021. Na época, houve a divulgação de possíveis fraudes em licitações na Secretaria de Saúde, o que fez com que Herzem solicitasse que o procurador da secretaria apurasse o fato.
Ao investigar, o delegado contou que havia indícios de fraude em documentos coletados. “Essa investigação foi iniciada em 2022 através de uma denúncia que a gente recebeu da Procuradoria do Município de Vitória da Conquista. O Ministério Público Federal, a Polícia Federal como também para a Procuradoria Geral do Município, foram acionados para que fizessem as apurações devidas”, disse Rodrigo Kolbe em entrevista coletiva.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram