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Número de aeroportos disponíveis na Bahia será ampliado

Segundo o Derba, todos passarão por restauração total do terminal de passageiros e da pista de pouso e decolagem, além do fechamento da área patrimonial,

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Dos 78 aeroportos administrados pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), pelo menos 32 vão receber algum tipo de melhoria. Só neste ano, o órgão já iniciou obras em 20 terminais aeroportuários, e os 12 restantes já têm projetos elaborados.

Segundo o Derba, todos passarão por restauração total do terminal de passageiros e da pista de pouso e decolagem, além do fechamento da área patrimonial, ou seja, construção de muros ou cercas, impedindo, assim, o acesso de pedestres e animais na área restrita.

Com as intervenções, muitos aeródromos que estavam interditados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por falta de segurança, voltarão a operar voos normalmente, como é o caso dos de Abaré, Prado, Itaberaba, Valente e Souto Soares, cujas obras já estão em fase de conclusão e devem ser entregues até o final deste ano.

A iniciativa não só restabelece a operacionalidade dos instrumentos, como pode ser o pontapé inicial para atrair novos investimentos para a Bahia. “Um estado com a dimensão territorial como o nosso não pode depender, em sua maioria, do transporte terrestre. Um plano de logística e de infraestrutura aeroportuária é imprescindível para alavancar a nossa economia. Pensando nisso, elaboramos projetos para recuperar todos os aeroportos, iniciando, é claro, pelos estratégicos de cada região”, disse o diretor-geral do Derba, Berchris Requião.

Desde que iniciou o projeto de restauração, em janeiro, o Derba concluiu obras em sete aeroportos: os de Irecê, Xique-Xique, Santa Maria da Vitória, Correntina, Ibotirama, Mucugê e Barra. Os municípios de Feira de Santana, Paramirim, Ituberá, Santa Rita de Cássia, Formosa do Rio Preto, Campo Alegre de Lourdes e Cipó também estão sendo contemplados com os mesmos serviços e em muitos as intervenções estão em ritmo acelerado, faltando pequenos detalhes, como pintura e sinalização, para serem reinaugurados.

Novas ações
No cronograma de obras do Derba para 2011 está a recuperação de outros importantes aeródromos, como os de Porto Seguro, Barreiras, Belmonte, Jequié, Bom Jesus da Lapa, Canavieiras e Palmeiras. As obras contam com recursos próprios e do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa).

Também para o próximo exercício está prevista a implantação da brigada de incêndio do Aeroporto 9 de Maio, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. Além disso, a pista de pouso e decolagem será reformada e ampliada. A estimativa é que sejam gastos aproximadamente R$ 850 mil com a execução dos serviços.

Já as cidades de Vitória da Conquista e Ilhéus terão novos aeroportos (mais afastados do centro urbano). Só a primeira receberá um investimento de R$ 80 milhões para construção de um sítio aeroportuário com pista de 2.300 metros de extensão, o que viabilizará o pouso e decolagem de aviões de grande porte, resultando no desenvolvimento de toda a região sudoeste da Bahia.

Mesmo com o projeto bem adiantado, o Derba, observou Requião, não deixou de destinar atenção ao atual aeroporto de Vitória da Conquista. Para oferecer mais conforto e segurança aos usuários, o departamento já está executando a ampliação e pintura do terminal de passageiros, do saguão, sanitários e implantação de salas de embarque e desembarque climatizadas.

E Ilhéus, um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia, vai ganhar um novo aeroporto – maior e mais moderno que o atual – para atender a crescente demanda. Um terreno de mais de 7.500 metros quadrados, nas proximidades da BA- 001, em uma região conhecida como Ponta da Tulha, foi a área definida para a construção do novo empreendimento, já que o atual fica dentro do centro urbano e opera com restrições, devido ao desenvolvimento do município.

Para executar o projeto, o governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e do Derba, já garantiu um aporte financeiro de R$ 155 milhões – 90% da verba destinada pela Infraero e os 10% restantes oriundos dos cofres públicos.

“Nossa parceria com a Infraero vai além. A empresa é quem administra o aeroporto de Salvador, mas o Derba está intermediando as negociações para auxiliar na questão ambiental e viabilizar uma ampla reforma, já visando atender as exigências da Fifa para realização da Copa 2014 em nossa cidade”, explicou Requião.

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