Bahia
Novo sistema eletrônico deixará serviço nos cartórios de protesto mais ágil e seguro
Através da implantação da CRA os títulos serão enviados para todos os cartórios do estado por um único canal
Acorda Cidade
Ocorreu nesta segunda-feira (07), o lançamento da Central de Remessa de Arquivos (CRA) da Bahia, na Procuradoria Geral do Estado (PGE). O sistema CRA, sob gestão do IEPTB (Instituto de Protesto de Títulos do Brasil), será implementado para centralizar os serviços de protesto executados pelos bancos.
Através da implantação da CRA os títulos serão enviados para todos os cartórios do Estado por um único canal, de forma rápida e segura, através de arquivos, sem que precisem estar fisicamente instalados no município do cartório.
Na oportunidade, o deputado estadual e líder do governo, Zé Neto parabenizou os responsáveis na luta pela implantação da CRA na Bahia, destacando a segurança que o serviço vai proporcionar a quem estiver fazendo suas transações econômicas. “O estado baiano precisava sair do retrocesso e da letargia, precisava de uma ação jurisdicional eficiente. Nós arriscamos, e arriscamos corretamente. Estamos ainda a consolidar esse processo de privatização do Estado da Bahia. E essa consolidação passa por medidas que dêem a nossa população a condição de trazer serviço e eficiência”, disse.
De acordo com o diretor adjunto de Serviços da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), Walter Faria, a CRA que será inserido na Bahia é um processo que vem sendo discutindo há bastante tempo com o IEPTB, que vai possibilitar a melhoria no sistema. “Antes se utilizava o papel, depois passou a troca de disquete, e agora é via internet. Para nós é um passo importante e uma vitória tanto para os bancos como para os cartórios porque vai melhorar a segurança no processo, dar agilidade, e a certeza de que o título que saiu do banco para ir a protesto vai chegar ao cartório”, completou Walter Faria.
A CRA já foi implantada em 14 Estados, contando com a Bahia, abrangendo cerca de 600 comarcas, com as seções estaduais trabalhando na adesão daquelas que ainda não participam do processo centralizado.
Durante o evento, Zé Neto e demais autoridades presentes receberam uma placa de homenagem, em agradecimento ao apoio e incentivo para a criação da CRA no estado.
Conheça outros benefícios através da CRA:
• Sustentável: substituição da entrega das ordens de protesto por transmissão eletrônica de arquivos;
• Segurança: as custas cartorárias são creditadas aos cartórios e as liquidações aos bancos, por meio de DOC/TED ou depósito em conta, conforme legislação vigente;
• Padronização: adesão ao procedimento FEBRABAN em toda rede bancária e cartórios de protesto;
• Agilidade na Prestação do Serviço de Protesto ao cliente;
• Gerenciamento eletrônico do título, desde o acionamento da ordem de protesto até a baixa do título pelo cartório;
• Dar maior eficiência ao processo de encaminhamento de títulos para protesto, permitindo a eliminação dos custos atuais com empresas terceiras.
As informações são da assessoria do deputado Zé Neto
Inscrever-se
0 Comentários
mais recentes