O sacerdote João Batista Alves do Nascimento, 51 anos, tomou posse como novo bispo da Diocese da cidade de Barra na tarde do último sábado (30), na Catedral São Francisco de Chagas, região oeste da Bahia.
Ele passa a ocupar o lugar de Dom Luiz Flávio Cappio, que renunciou após completar 75 anos de idade.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o arcebispo emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, que também esteve presente, informou que este pode ser o primeiro fato histórico na Igreja Católica brasileira, quando uma posse é prestigiada por todos os antecessores.
“Eu estou aqui na cidade de Barra, onde no último sábado participei da tomada de posse no novo bispo da Diocese de Barra, onde eu também fui bispo durante 11 anos, foi de 1984 até 1995. Este é um fato talvez, creio eu, sem precedentes na história da Igreja Católica no Brasil, pois nesta posse, estavam os três bispos que governaram esta diocese por algum tempo”, informou.
Segundo Dom Itamar Vian, após a renúncia do bispo Dom Luiz Flávio Cappio, o Papa Francisco chegou levar cerca de dois anos para nomear um novo substituto.
“Estavam presentes aqui, Dom Orlando Dotti, bispo emérito da Diocese de Vacaria, ele governou esta diocese durante sete anos, mas hoje reside em Vacaria, Rio Grande do Sul e está com 93 anos. Eu, com 83 anos, fui bispo daqui de Barra durante 11 anos, mas agora sou arcebispo emérito de Feira de Santana, e também estava presente Dom Luiz Flávio Cappio, hoje com 77 anos, ele renunciou o cargo quando completou 75, mas o Papa Francisco demorou aproximadamente dois anos para nomear o sucessor dele. Permanecerei aqui na cidade até o dia 5 de outubro, pois no dia 4, é a grande Festa de São Francisco das Chagas, padroeiro da diocese de Barra. Neste dia durante o período da tarde, tem uma grande procissão fluvial pelo Rio Grande e o Rio São Francisco, costuma-se também fazer uma manifestação em defesa do Rio São Francisco. Estarei retornando para Feira de Santana no próximo dia 5 de outubro com a graça de Deus”, concluiu.
Dom João Batista Alves do Nascimento é padre desde 2001, quando foi ordenado pela Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, na cidade de Vitória da Conquista. Dom João Batista foi, entre 2011 e 2014, superior vice-provincial da Bahia; de 2015 a 2018, atuou como formador de seminaristas de Filosofia em Pituaçu, em Salvador. Desde 2019, é reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa e membro do Conselho dos Missionários Redentorista da Bahia e do Conselho Presbiteral da diocese de Bom Jesus da Lapa.
Dom Orlando Dotti (1976- 1983)
Dom Itamar Vian (1984- 1995)
Dom Luiz Flávio Cappio (1997 -2023)
Dom João Batista Alves do Nascimento (2023)
Quem também esteve presente no dia da posse do novo bispo, foi o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“Dom Luiz ensinou a gente a resistir em temas difíceis, como é o caso da preservação do Rio São Francisco. E temos certeza de que assim será com Dom João, que aprendeu, na sua trajetória, a ouvir e a cuidar. Ele vai continuar abençoando e protegendo esse povo”, afirmou.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram