Bahia

Neoenergia Coelba remove 62 toneladas de fios de telefonia e internet na Bahia

Em Salvador, distribuidora irá quintuplicar a quantidade de equipes voltadas exclusivamente para ordenar e remover os cabos irregulares.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

As chamas em fiações registradas durante a madrugada e manhã de quinta-feira (14) em Salvador tiveram o mesmo motivo: fios e equipamentos de telefonia e internet instalados irregularmente nos postes da Neoenergia Coelba. Como forma de combater esta prática, a distribuidora intensificou suas ações em todo o Estado e já removeu, no primeiro semestre de 2022, mais de 62 toneladas de fios irregulares. O montante já é superior a todo o volume retirado durante o ano passado – 53 toneladas.

As ações de combate às ligações irregulares dos provedores de internet e telefonia acontecem de maneira contínua em todo o Estado, sendo intensificada em regiões consideradas mais críticas pela área técnica da distribuidora. Em Salvador, a Neoenergia Coelba quintuplicará a quantidade de equipes voltadas exclusivamente para o ordenamento e remoção dos cabos irregulares de telecomunicações até o final de agosto.

“Esses fios prejudicam toda a sociedade, pois geram riscos de segurança à população, ao fornecimento de energia e de internet dos provedores regularizados. Nós estamos intensificando nossa operação e iremos comunicar a situação ao órgão regulador das operadoras, a Anatel, para que sejam aplicadas as devidas penalidades”, afirmou o superintendente Técnico da Neoenergia Coelba, André Araújo.

Para se ter uma ideia do montante de fios retirados apenas no primeiro semestre, a quantidade de cabos removidos equivale ao peso de 60 carros populares. Considerando a metragem, foram retirados mais de 668 mil metros de fios, o equivalente a uma viagem de Salvador a Trancoso, na região Sul do Estado.

“Estes números refletem a atuação da distribuidora em todo o Estado. Neste ano, os técnicos da Neoenergia Coelba fiscalizaram cerca de 23 mil postes, removendo as fiações que não seguiam os padrões técnicos de segurança exigidos ou que estavam instaladas clandestinamente”, destacou a gerente de Processos de Rede da Neoenergia Coelba, Karin Barbosa.

A manutenção dos fios de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras, que são as “donas” destes cabos. A atuação da Neoenergia Coelba visa a segurança das pessoas e do sistema elétrico, devido aos riscos que essa fiação representa. Existem duas situações em que a distribuidora remove a fiação: uma é quando a empresa atua clandestinamente, lançando os fios sem autorização da distribuidora e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos; e a segunda acontece quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida, deixando os cabos em situação de risco à população.

Neste ano, a concessionária emitiu cerca de 13 mil notificações às operadoras, avisando-as de forma prévia sobre a necessidade de regularização para que o acesso à internet dos seus clientes não fosse interrompido durante o serviço de remoção de fiação da Neoenergia Coelba.

Para estimular a regularização, a Neoenergia Coelba vem promovendo workshops e iniciativas com as operadoras de telecomunicações. Neste mês, a distribuidora realizou um evento com as empresas de telefonia e internet para explicar a importância da segurança durante a execução dos serviços, reforçando as orientações sobre o tema.

A distribuidora também criou um canal de atendimento direto, pelo e-mail [email protected], para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária.

Confira se a sua operadora de internet atua de maneira regular

O cliente também pode ser um aliado da Neoenergia Coelba no combate às ligações irregulares de internet e telefonia. No site da distribuidora, o cliente pode verificar se a empresa que oferece o serviço de internet para a sua residência está regular. Para acessar, basta seguir os seguintes passos: acesse o site (www.neoenergiacoelba.com.br) > na página principal, selecione “Atendimento > “Compartilhamento de postes” > clique em “Empresas de Telecom Habilitadas”.

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