Durante o processo de votação e apuração das eleições deste ano, a Neoenergia Coelba trabalhará em regime especial de plantão. No dia 2 de outubro está previsto um aumento de 25% no efetivo de equipes disponíveis a atender eventuais ocorrências nos mais de 9 mil locais de votação. Cerca de 720 profissionais entre engenheiros, técnicos e eletricistas ficarão posicionados estrategicamente até a publicação oficial dos resultados.
O esquema montado é parte do plano de atuação da distribuidora iniciado em junho deste ano. Durante os últimos três meses foram realizadas manutenções em 380 equipamentos do sistema elétrico e inspeção em 106 subestações que atendem diretamente as zonas e seções eleitorais, além das ações corretivas em transformadores e equipamentos automatizados como religadores e sensores inteligentes.
Mais de 3 mil quilômetros da rede elétrica que atende as zonas eleitorais passaram por manutenção. A Neoenergia Coelba também concluiu as inspeções nas instalações e circuitos elétricos que atendem aos 53 colégios e 99 fóruns eleitorais indicados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
“Nos últimos três meses realizamos um trabalho dedicado a garantir a confiabilidade do fornecimento de energia durante o período eleitoral. A operação especial se soma às ações de manutenções contínuas já realizadas pela companhia. Estamos preparados para atender com maior brevidade as ocorrências relacionadas a rede elétrica”, explica o superintendente técnico da Neoenergia Coelba, André Araújo.
Monitoramento do sistema elétrico
Durante o dia de votação, serão evitados desligamentos programados nos locais que possam impactar o processo eleitoral. A empresa também fará acompanhamento das condições meteorológicas previstas para o domingo de votação e adotará medidas preventivas em caso de eventuais condições de tempo adversas.
O sistema elétrico na área de concessão da Neoenergia Coelba é monitorado em tempo real. A partir de equipamentos automatizados instalados na rede de alta tensão, os controladores da companhia acompanham qualquer possível interferência que possa causar interrupção do fornecimento de energia.
Atendimento exclusivo ao TRE-BA
As zonas eleitorais contarão com um ramal telefônico exclusivo com o Centro de Operações Integradas da Neoenergia Coelba, a fim de garantir celeridade no atendimento. A distribuidora também manterá uma equipe no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretária de Segurança Pública, para uma integração em ações com a polícia civil e demais órgãos.
Tão importante quanto o planejamento realizado pela Neoenergia Coelba para as Eleições 2022 é a revisão das instalações elétricas dos imóveis e equipamentos usados na votação dos eleitores. Por isso a distribuidora mantém um grupo de trabalho com o TRE-BA, com o objetivo de facilitar o repasse das recomendações.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram