Exposição Cultural

Mostra 'Nossos Pivetes' reflete sobre a mortalidade negra

Exposição de quadros do artista visual natural do Subúrbio Ferroviário foi aberta nessa quarta (17), no Santo Antônio Além do Carmo.

quadro do artista Tiago Sansou de salvador
Foto: Arquivo Pessoal

Natural do Subúrbio Ferroviário, o artista baiano Tiago Sansou apresenta sua mais recente série de pinturas em tela, intitulada “Nossos Pivetes”. Composta por uma coleção de obras em acrílica sobre tela, a série é fruto de uma profunda reflexão do artista sobre a experiência pós-covid-19 e a complexidade da mortalidade.

A abertura aconteceu na última quarta-feira (17), no Atelier Totonho, no Santo Antônio Além do Carmo em Salvador e segue até o próximo dia 31/01. A visitação é gratuita.

“Nossos Pivetes é uma jornada artística que convida o espectador a explorar a profundidade da reflexão sobre a mortalidade por meio de uma estética visualmente cativante e emocionalmente evocativa”, define o artista Tiago Sansou.

Inspirado pelas figuras sem rosto dos “Pivetes”, Sansou mergulha em inspirações e referencialidades na poética estética de Carybé, remetendo aos retratos da vida baiana, enquanto usa o cenário do Subúrbio Ferroviário, pano de fundo de vivências, em diálogo com elementos de Naif do artista Gil Abelha.

“Cada pincelada evoca uma narrativa nostálgica, trazendo à tona memórias desprovidas de contornos, em tons predominantemente negros e com raros traços de expressões terrenas nos personagens, resultando em uma estética surrealista única revolvendo negritude e pretitude num turbilhão cromático proporcionando uma experiência imersiva e reflexiva acerca das leituras do artista sobre esse fragmento da realidade soteropolitana”, sintetiza o curador da mostra Rodolfo Carvalho.

Esta série não apenas retrata a vida e a pobreza, mas também recorta temas de raça, fragmentando a percepção do real e revisitando antigos estímulos internos que se perderam daquilo que definimos como infantil, desafiando as convenções estéticas comumente abordadas no universo das artes visuais. O título provocativo, Nossos Pivetes, é uma brincadeira que ressignifica a palavra “Pivete” para expressar o afeto e a conexão, contrastando com o seu contexto pejorativo na periferia.

Quem é Tiago Sansou?

Artista visual afro brasileiro, natural da cidade de Salvador. Cresceu no subúrbio ferroviário no bairro do Lobato e seu primeiro contato com a pintura tradicional foi no Pelourinho, Centro Histórico da capital baiana. Bacharel em Design pela Ufba desde 2019, cursa Mestrado em Artes desde 2023. O seu trabalho segue a vertente da arte contemporânea e representa a iconografia da Bahia e do povo negro da periferia utilizando uma linguagem colorida, amigável e minimalista e vai desde a pintura à ilustração, utilizando diversos materiais como tinta acrílica sobre tela, lápis, pintura a óleo, mídias digitais e colagem.

Serviço:

O quê: Exposição “Nossos Pivetes”
Quem: Artista Visual Tiago Sansou
Quando: 17 de janeiro, às 19h(Abertura)
Visitação até 31 de janeiro, de segunda à sábado, das 12h às 17h30min
Onde: Atelier Totonho Ladeira do Carmo, 28 – Santo Antônio Além do Carmo. Salvador – BA
Como: Visitação gratuita.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários