Moradores da cidade de Maracás, na região do Vale do Jiquiriçá, ficaram ilhados desde a madrugada deste sábado (24), após o rio Jacaré transbordar, afetando as famílias que residem em seu entorno.
De acordo com o Blog do Marcos Frahm, parceiro do Acorda Cidade, a prefeitura de Maracás enviou uma equipe ao local para fazer uma inspeção dos estragos e planejar ações de recuperação das estradas que dão acesso à região.
Ainda segundo o Blog, o Rio das Contas também transbordou deixando moradores ilhados.
O secretário municipal de Infraestrutura, Danilo Oliveira, esteve no local ao lado do prefeito de Maracás, Soya Novaes (PDT), e de prepostos da Prefeitura. Segundo ele ao Blog, o rio continua subindo e pode gerar inundação de casas na região.
”A gente começou a retirar as pessoas, algumas resistiram em ficar. Andamos cerca de dois quilômetros de lancha e Social está enviando colchões e alimentação”, disse Danilo ao Blog do Marcos Frahm.
Ainda de acordo com o secretário, uma Escola Municipal da localidade de Água Branca será utilizada pela Prefeitura para o acolhimento imediato das pessoas, inclusive idosos e crianças, cuja ação é realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Em rede social, o prefeito Soya disse que o momento é de solidariedade. Ainda não há informações sobre o número de pessoas atingidas.
Moradores do Povoado de Porto Alegre, também na zona rural, enfrentam dificuldades depois do temporal, que destruiu estradas. As últimas informações são de que a Prefeitura irá suspender a programação das festividades natalinas, iniciadas na sexta-feira, com apresentação de fanfarras e shows musicais na Praça Rui Barbosa.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram