Na noite desta sexta-feira (23), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, participou da inauguração da primeira creche infantil 24h no município de Conceição do Jacuípe, no interior baiano. O espaço vai atender crianças de 6 meses a 4 anos, com a presença de uma equipe multidisciplinar. A instalação da unidade também fez uma homenagem à mãe do ex-governador, Maria Luzia Costa dos Santos.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Em entrevista ao Acorda Cidade, Rui Costa falou sobre a trajetória da mãe, relembrando quando ela montou uma creche comunitária para atender crianças em vulnerabilidade social. Ele visitou as instalações ao lado de gestores e da população jacuipense que foi prestigiar a entrega na nova ferramenta social da cidade.
“Ela botava os próprios filhos para ensinar os meninos da rua que tinham tirado nota baixa. Ela se dedicava a cuidar da comunidade inteira e ela era faxineira, doceira, então essa não é uma homenagem a mim, é homenagem a ela. Eu fiz questão de vir aqui para fazer essa homenagem. Porque eu acho que, mais do que nunca, são esses valores humanos que precisamos reforçar nas pessoas. O cuidado do pai e da mãe com os filhos, então, é um momento de muita emoção. A prefeita me ligou semana passada me convidando, dois anos atrás ela tinha me falado que queria fazer essa homenagem à minha mãe e eu disse que eu agradecia muito. A história da vida dela merece isso”, declarou o ex-governador.
Representando a prefeita de Conceição do Jacuípe, Mitsui Yoshida também participou da solenidade. Ao Acorda Cidade ela comentou sobre a importância do equipamento para as mães e crianças da cidade. De acordo com ela, foram quase cinco milhões investidos.
“Ela não vai ter apenas um cunho educativo, mas também social de fortalecer a mulher dentro do espaço de trabalho. O fundamento da gente escolher o nome de Maria Luzia Costa, a mãe do ministro Rui Costa, justamente porque ela também fazia esse trabalho, ela tinha o compromisso junto à comunidade dela em Salvador de pegar as crianças, levar para a casa dela e também fazer um trabalho educativo. Isso fez com que várias crianças mudassem a alternativa de futuro. Então, a gente enxerga isso como um bem social e por isso que realmente foi um projeto tão sonhado, tão aguardado e que hoje a gente entrega com muita alegria para a população de Conceição de Jacuípe”.
Segundo Mitsui Yoshida, além dos cuidadores, a creche vai disponibilizar enfermeiro, técnico de enfermagem, médico, nutricionista, psicopedagogo, psicólogo e psicomotricistas.
Quem vai poder se beneficiar do serviço é Amanda dos Santos, mãe do pequeno Heitor de um ano e cinco meses. Moradora de Conceição do Jacuípe, ela espera conseguir uma vaga o mais breve possível.
“Eu preciso muito dessa vaga porque eu trabalho e hoje eu pago uma pessoa para ficar com meu filho. Eu espero conseguir uma vaga para poder deixar ele e estou muito realizada. E se eu conseguir essa vaga, vou me sentir mais realizada ainda”, contou.
O processo de seleção começa a partir da próxima segunda-feira (26).
Com informação do repórter Jefferson Araújo do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram