O Instituto Couto Maia, em Salvador, é o maior e mais moderno hospital de doenças infectocontagiosas do Brasil, sendo também referência estadual para o atendimento a pacientes com quadro grave de Dengue. No sábado (2), dia nacional de mobilização contra a Dengue, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, visitou as instalações da unidade, acompanhada da secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.
“A presença da ministra da Saúde em Salvador não foi apenas simbólica, mas um testemunho do apoio e da seriedade com que o governo federal encara essa luta”, afirma a secretária Roberta Santana.
Construído pelo Governo do Estado há cinco anos, o Icom já tinha sido destaque nacional no tratamento de pacientes com Covid-19 durante a pandemia e agora volta a se destacar. Em janeiro e fevereiro de 2023, 35 pacientes foram atendidos, enquanto, no mesmo período deste ano, o número saltou para 102, um aumento superior a 190%. Este crescimento no número de casos atendidos destaca a urgência contínua da mobilização e a necessidade de combater o mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya.
Após conversar com pacientes, a ministra da Saúde reiterou a importância da prevenção à doença. “A mobilização e a conscientização são nossas principais armas nesse combate. Cada indivíduo tem um papel crucial e, juntos, podemos reduzir significativamente a incidência da Dengue. A prevenção é a chave, e cada ação conta. Bastam 10 minutos para verificar se em casa tem algum foco do mosquito. Vamos unir forças para proteger nossa saúde e nosso futuro”, disse a ministra.
Cenário da Dengue na Bahia
A Bahia registra 23.458 casos prováveis até o dia 29 de fevereiro de 2024, marcando um aumento de 179% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, 64 cidades estão em epidemia, com destaque para a região Sudoeste. Até o momento, oito mortes foram confirmadas pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito nos municípios de Ibiassucê, Jacaraci, Piripá, Irecê, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Barra do Choça.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram