Tragédia

Marinha investiga excesso de passageiros em embarcação que naufragou na BA; barco fazia transporte irregular

Ainda não há informações sobre quantas pessoas estavam, de fato, na embarcação, que comportava 10 passageiros e um tripulante

Cinco mortes na Baía de Todos-os-Santos: barco fazia transporte entre ilha e Madre de Deus
Foto: TV Bahia

A embarcação envolvida no naufrágio que deixou pelo menos seis mortos em Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, fazia transporte irregular de passageiros. Segundo nota enviada pela Marinha nesta segunda-feira (22), o órgão investiga se houve excesso de passageiros no veículo.

Segundo a Marinha, o veículo “Gostosão FF” é inscrito na classe “saveiro”, para uso exclusivo em atividades de esporte ou recreio. Isso significa que o barco não era habilitado para o uso comercial.
Na noite de domingo (21), o barco saiu da Ilha de Maria Guarda, na Baía de Todos-os-Santos, em direção ao terminal Marítimo de Madre de Deus, que fica a cerca de 2 km de distância. Antes da metade do caminho, houve uma briga e o veículo naufragou. [Veja mapa abaixo]

Acidente com embarcação em Madre de Deus
Acidente com embarcação em Madre de Deus | Foto: Infográfico/g1

Ainda não há informações sobre quantas pessoas estavam, de fato, na embarcação, que comportava 10 passageiros e um tripulante.

Segundo a Marinha do Brasil, as vítimas que morreram são cinco adultos e uma criança. Cinco delas foram identificadas, enquanto a sexta ainda está sem confirmação::

Ryan Kevellyn de Souza Santos, de 22 anos;
Flaviane Jesus dos Santos, de 29 anos;
Jonathan Miguel de Jesus Santos, de 7 anos;
Caroline Barbosa de Souza, de 17 anos;
Rosimeire Maria Souza Santana, de 59 anos;
Hayala dos Santos Conselho, de 32 anos.

Outras seis pessoas foram levadas para o Hospital Municipal de Madre Deus. Duas já tiveram alta, três foram levadas para Salvador e uma para Lauro de Freitas. Veja abaixo quem são as vítimas feridas:

Um menino de 6 anos está internado na UTI pediátrica do Hospital Roberto Santos, em Salvador;
Uma menina de 1 ano está internada na UTI pediátrica do Hospital do Subúrbio, em Salvador;
Uma mulher de 56 anos está internada na UTI do Hospital Municipal de Salvador.
Uma idosa de 83 anos está internada na UTI do Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas.
Além das seis mortes confirmadas, pelo menos uma pessoas está desaparecida.

Uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) foi enviada ao local para conduzir as buscas dos possíveis desaparecidos, em conjunto com outros órgãos, além de apurar o ocorrido e coletar informações.

Participam das buscas uma embarcação da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental – (COPPA) da Polícia Militar, uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer) e outras embarcações civis.

A Marinha informou que será instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) pela CPBA, para apurar as causas e circunstâncias do acidente.

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Julio Cesar do Nascimento Pereira

Esses barcos pequenos que o proprio comandante da marinha informou que nao esta regulamentado para transporte de passageiros ficam atracados próximo ao pier, pois havendo clientes eles vao continuar fazendo a travessia, sem nenhum plano de navegação sem coletes salvas vidas e pessoas habilitadas, com ate menores guiando dos barcos, excesso de passageiros etc….

Julio Cesar Do Nascimento Pereira

Nao existi fiscalização nenhuma e quando tem movimentos grandes como na virada de ano e outros feriados esses barcos pequenos sao fretados irregularmente para fazer a travessia ainda se paga uma taxa de embarque de 1.50 que nao servi de nada, parece quem arrecada esse valor e a Sinart.