Antonov An-124

Maior avião de carga do mundo passa pelo céu de Feira de Santana e pousa em Salvador

O An-124 Ruslan retomou o título de maior avião comercial de carga do mundo após a destruição do An-225 Mriya no início da Guerra na Ucrânia.

Foto: Reprodução Youtube
Foto: Reprodução Youtube

Centenas de apaixonados pela aviação assistiram no início da noite de segunda-feira (31), o retorno de um avião Antonov ao Brasil. O jato AN-124 Ruslan pousou por volta das 19h40 na cabeceira 10 do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães – Salvador Bahia Aiport.

Antes de pousar na capital, a super aeronave passou pelo céu de Feira de Santana, como mostra a seguir a captura de tela enviada pelo leitor do Acorda Cidade, Vitor Tavares. Ele acompanhou a passagem do gigante pelo Lightradar24, que é um sistema que disponibiliza a visualização de aviões do mundo todo, em tempo real, na forma cartográfica.

Foto: Reprodução/Lightradar24

De acordo com o Salvador Bahia Airport, esta é a primeira vez que o modelo pousa no país desde o início da guerra. Considerado o maior avião comercial de carga do mundo, o An-124 retomou este título após a destruição do An-225 Mriya durante o conflito.

“Hoje é um dia especial para o Salvador Bahia Airport! O maior avião de carga do mundo, o Antonov An-124, pousou no nosso Aero. Um verdadeiro ícone dos céus”, declarou a empresa em um post nas redes sociais.

Segundo o site AEROIN, a operação partiu de Greenville, na Carolina do Norte, EUA, com o voo ADB-3596, seguindo diretamente para Salvador. Aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a programação indica que o avião Antonov 124 permanecerá no aeroporto brasileiro até a noite desta terça-feira, 1º de agosto. A decolagem estava prevista para ocorrer por volta das 20h00, no voo ADB-396, com destino a Leipzig.

Ainda segundo o site, a aeronave possui 69 metros de comprimento, 73 metros de envergadura e 21 metros de altura, possibilitando transportar até 150 toneladas de carga. Vale destacar que o modelo registra um recorde de peso de carga única em operação comercial de 135 toneladas. Esse marco foi estabelecido em 1993, quando transportou um gerador elétrico da Siemens da Alemanha para a Índia.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários