Acorda Cidade
O combate à ingestão de bebidas alcoólicas foi intensificado durante a Operação Nossa Senhora Aparecida 2010, feita pela Polícia Rodoviária Federal entre os dias 08 e 12 de outubro. Dos 1.993 testes realizados, 57 condutores foram notificados por dirigirem alcoolizados, o que é considerada uma infração gravíssima, com multa de R$ 957,70 e 32 foram presos por crime de embriaguez no trânsito (artigos 165 e 306 do CTB, além da lei 11.705/2008).
Os condutores alcoolizados foram flagrados nas cidades de Porto Seguro, Lençóis, Salvador, Poções, Uruçuca, Teixeira de Freitas, Barreiras, Feira de Santana, Jaguarari, Simões Filho, Itaberaba, Ibotirama, Seabra, Euclides da Cunha, Urandi, Guanambi, Cândido Sales e Senhor do Bonfim. Todos foram encaminhados às Delegacias de Polícia Judiciária das respectivas localidades.
Drogas
Destacam-se as prisões ocorridas em Vitória da Conquista e Itaberaba, na tarde de sábado (09), onde um motociclista foi preso por embriaguez, drogas e porte ilegal de armas. Oito quilos de pasta base de cocaína foram apreendidas no sábado, no Km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista. A droga estava escondida dentro das portas dianteiras do veículo VW/Gol, placa JSU 6388/BA, conduzido por Nilias José dos Santos, 30 anos, que foi preso e encaminhado à polícia local.
Domingo
Já na tarde de domingo (10), durante abordagem da motocicleta HONDA CG/150, placa JSM 2465, no Km 199 da BR 242, os policiais encontraram na mochila do passageiro Elizeo Mota da Silva, 30 anos, uma arma de fabricação caseira calibre.20, com dois cartuchos do mesmo calibre. Na carteira do condutor Adonio Rios de Melo, 25 anos, foram encontradas duas trouxinhas de maconha prensada e duas pedras de crack. Além das apreensões, foi realizado o teste do Etilômetro com o condutor, o qual resultou em 0,75 mg/l. Suspeita-se que os indivíduos se preparavam para realizar assaltos na região.
Ambos foram presos e encaminhados à polícia judiciária de Itaberaba.