Bahia

Instituições filantrópicas usam criatividade para conquistar apoios na Nota Premiada

AAPC de Feira de Santana, teve o número de apoiadores ampliado de 205 em janeiro para 651 nos últimos sete meses, num incremento de 217%, após intensificar campanha de captação de apoiadores .

Acorda Cidade

Localizada no município de Caetité, Sudoeste baiano, a Associação Deus Acampado, conhecida como Casarão, aumentou em 800% o número de apoiadores na campanha Nota Premiada Bahia após ação de engajamento entre os conterrâneos, realizada durante a festa de Nossa Senhora Santana. Antes da festa, eram apenas 45 pessoas compartilhando suas notas fiscais com a instituição, inscrita no final do ano passado no programa Sua Nota é um Show de Solidariedade. Após quatro dias de mobilização, o número subiu para 407. Muitas instituições de pequeno e médio portes vêm adotando estratégias similares, com bons resultados.

A Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC) de Feira de Santana, teve o número de apoiadores ampliado de 205 em janeiro para 651 nos últimos sete meses, num incremento de 217%, após intensificar campanha de captação de apoiadores. Já a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna saiu de 3.500 apoiadores cadastrados em janeiro para 5.353 em julho, um aumento de cerca de 50%. O desafio é alcançar cada vez mais pessoas cadastradas junto ao programa, e, consequentemente, notas eletrônicas que, ao serem associadas ao CPF dos participantes, revertem-se em pontos e recursos financeiros para as entidades apoiadas. O esforço compensa: de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), responsável pela Nota Premiada Bahia, a campanha já distribuiu desde o ano passado R$ 16,9 milhões em recursos para as filantrópicas credenciadas no programa Sua Nota é um Show de Solidariedade em todo o Estado.

Atualmente, são 528 entidades ativas no cadastro. Com a associação entre o programa e a Nota Premiada, os participantes, além de doar suas notas às entidades, concorrem a dez prêmios mensais de R$ 100 mil cada, e a prêmios especiais de R$ 1 milhão. “As entidades estão se mobilizando, ampliando o número de pessoas cadastradas e conquistando apoio em todo o Estado, sem restrições territoriais e financeiras, o que é especialmente benéfico para as instituições de pequeno e médio portes”, ressalta o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária da Sefaz-Ba, Félix Mascarenhas.

Festa da padroeira

As iniciativas de mobilização entre as instituições assumem formatos variados, incluindo campanhas via WhatsApp e redes sociais, distribuição de cartazes e folhetos em pontos comerciais, promoção de eventos e montagem de estandes para cadastramento das pessoas no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br.

Para potencializar os resultados obtidos com as campanhas de comunicação, as instituições têm realizado ações de cadastramento em feiras filantrópicas e festas populares. Quem adotou a dobradinha associando comunicação e evento comemora os resultados satisfatórios. “Montamos um estande na praça durante a festa de Santana e, com cartazes e folhetos, convidávamos as pessoas a compreenderem como funciona a Nota Premiada Bahia e a se cadastrarem, dando a elas a prerrogativa de escolher a instituição que quisessem apoiar, tanto na área de saúde, quanto na social, da qual fazemos parte”, explicou a coordenadora do Casarão de Caetité, Helena Alves.

Ela explica que, com os recursos oriundos da campanha a partir do impulso obtido na festa da padroeira, pretende ampliar a assistência aos internos, melhorando a estrutura e a administração do Casarão, que sobrevive à base de doações da comunidade. A instituição reúne 28 internos residentes fixos e se orgulha de já ter conseguido localizar e encaminhar, para familiares em todo o país, mais de uma dezena de pessoas consideradas desaparecidas. Os internos são do sexo masculino, com idades entre 28 e 67 anos. A instituição ainda busca recursos para construir a ala feminina.

De acordo com a administradora da Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC) de Feira de Santana, Elia Cristina Souza Borges, a entidade vem atuando de forma ativa na atração de apoiadores. “Todas as pessoas que chegam à casa em busca de apoio recebem informações sobre a campanha e, se aceitarem, fazemos o cadastro no nosso próprio balcão de atendimento”, explica. Além desta iniciativa de cadastramento in-loco, a AAPC também divulgou a campanha no Instagram e já projeta um estande nos shoppings da cidade.

A AAPC acolhe, alimenta e fornece transporte aos pacientes com câncer provenientes de vários municípios baianos que fazem tratamento no Hospital Estadual da Criança (HAC), no Hospital Dom Pedro e na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). A instituição, que recebe pessoas, no trajeto até os hospitais.

Na mesma linha, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna credita o aumento no número de apoiadores à realização de campanha de divulgação e montagem de estandes para cadastramento nos bairros. A instituição promoveu, nos últimos meses, sete feiras de saúde, denominadas Santa Casa nos Bairros, nas quais há sempre um computador com acesso à internet para o cadastramento na Nota Premiada Bahia. De acordo com o provedor da Santa Casa de Itabuna, Eric Júnior, a entidade ainda promoveu um chamamento via rádios e campanha em redes sociais. A Santa Casa administra dois hospitais de alta complexidade no município: o Manoel Novaes, voltado ao atendimento infantil, e o Calixto Midlej Filho, para adultos. “Mostramos os nossos serviços e as nossas dificuldades como instituição filantrópica e buscamos fazer com que o público abrace a nossa causa. Por isso, estamos mobilizando o nosso público para que se cadastrem no Nota Premiada Bahia e sigam ajudando a nossa instituição", informou.

Urna virtual

Com a criação, em dezembro de 2017, da Nota Premiada Bahia, que apoia as instituições cadastradas no programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, ficou bem mais fácil o compartilhamento das notas fiscais. A informatização do processo de compartilhamento de notas, que passa a considerar como válidas as notas fiscais eletrônicas emitidas com CPF, vem permitindo às filantrópicas maior agilidade na captação de apoio. As instituições, entretanto, precisam estar em dia com suas certidões junto ao FGTS e ao INSS, como determina a legislação, para fazerem jus à premiação nesta nova etapa do Sua Nota é um Show de Solidariedade.

Na modalidade atual, não é necessário mais reunir cupons de papel depositados em urnas de cada instituição instaladas nos estabelecimentos comerciais. O compartilhamento on-line, de acordo com a Sefaz-Ba, democratizou o processo. Cada instituição passou a ter a sua própria urna digital, inteiramente online. Isso é especialmente benéfico para as pequenas instituições, que podem ser apoiadas por pessoas de todo o Estado.

Outra vantagem é a possibilidade de ações em parceria entre as instituições participantes. Quando o participante escolhe duas instituições para apoiar – uma na área social e outra na de saúde -, cada compra registrada vale duplamente: as entidades ganham a mesma pontuação a cada nota.

Como consultar

Para consultar as instituições participantes, o cidadão precisa acessar o site da Nota Premiada Bahia, no endereço www.notapremiadabahia.ba.gov.br. Na opção “Quem participa” => “Instituições” está disponível a lista completa de entidades cadastradas. A busca pelas instituições pode ser filtrada por etapa do programa Sua Nota é Um Show de Solidariedade (atualmente o programa está na 5ª etapa), por área (se social ou de saúde), por município ou buscando pelo nome da instituição. Outra forma de consultar as instituições cadastradas é acessando o site da Sefaz-Ba, na opção “Educação Fiscal” e clicando no banner “Sua Nota é um Show de Solidariedade”.

Leia também: Missa comemorativa marca aniversário de 18 anos da AAPC

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários