Acorda Cidade
Recentemente, o Senado aprovou um projeto de lei que regulamenta a profissão de cuidador de idosos, estabelecendo as responsabilidades e limitações da atividade tanto para o profissional, quanto para o assistido. A decisão vai ao encontro de uma nova realidade no país: o rápido envelhecimento da população brasileira. De acordo com o IBGE, o número de idosos chegará a 38,5 milhões (17,4% do total de habitantes) em 10 anos.
Atenta a esse cenário e tendo a promoção da saúde na terceira idade como um dos principais pilares de seu negócio, há cinco anos a Central Nacional Unimed oferece cursos profissionalizantes gratuitos para a formação de cuidadores nas cidades de São Paulo e Salvador, e no Distrito Federal. Este ano, a cooperativa firmou uma parceria com o Senac, para ampliar a estrutura física do curso e levá-lo para mais localidades. Em Salvador, as inscrições estão abertas e as aulas terão início dia 13 de julho.
"A parceria com o Senac visa aprimorar a qualidade do serviço oferecido, assim como aumentar o número de turmas disponíveis. Estamos muito contentes de poder levar um curso de capacitação aprovado pelo mercado e gratuito para a sociedade”, afirma Kátia Okumura, gerente de Comunicação, Eventos e Sustentabilidade da Nacional Unimed.
Apenas em 2019, desde que as novas turmas foram abertas, em março, cerca de 150 profissionais já concluíram o curso em cidades como São Paulo, Salvador, São Luís, Santo Antônio de Jesus, Curitiba e Fortaleza.
A carga horária do curso conta com três encontros presencias de 20 horas aula e 60 horas de ensino à distância (EAD), totalizando 80 horas aula. O curso tem duração de oito semanas e oferece 40 vagas por turma. A formação está disponível nas cidades de São Paulo, Salvador, Brasília, São Luís, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Curvelo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba, Goiânia e Manaus.
O interessado deve possuir o ensino fundamental completo para se matricular. O curso tem como público-alvo pessoas que já atuam na área, mas não possuem a qualificação necessária. As aulas abordam tanto conteúdo técnico quanto vivências de interação social com o idoso e seus familiares.
O curso de cuidadores da Central Nacional Unimed já formou mais de mil alunos, sendo que cerca de 70%
já concluíram a formação com um emprego na área. A iniciativa faz parte do programa Unimed Ativa, cujo objetivo é garantir o bem-estar e a qualidade de vida para pessoas acima dos 60 anos.
As inscrições para a formação podem ser feitas pelo link
https://www.centralnacionalunimed.com.br/unimedativa
Confira o calendário completo e as cidades que receberão as próximas turmas abaixo.
Calendário 2019 Curso de Cuidadores de Idosos
Sobre a Central Nacional Unimed
A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. Sua carteira de clientes é composta por cerca de 1,7 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras. Também trabalha com PME e foco regional em Salvador, São Luís, Brasília e São Paulo. Em 2018, a Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 5,6 bilhões (+9,3% em relação a 2017). É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores para se iniciar a carreira. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 346 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina.