Iniciada Operação Carnaval 2010

Os policiais contarão também com o auxílio de 38 etilômetros, 13 radares entre portáteis e fotográficos para coibir o uso de bebida alcoólica e o excesso de velocidade.

A Operação Carnaval 2010 iniciou na manhã desta sexta-feira (12) e vai até às 24:00h do dia 17/02/2010 (quarta-feira). Estima-se cerca de 40% a 50% de aumento no fluxo de veículos nos dias de maior saída e  retorno, principalmente nos locais turísticos. Para suprir a demanda, aumentando  a segurança e reprimindo abusos nas rodovias federais, a PRF contará com o  efetivo de 553 policiais trabalhando com escalas reduzidas de descanso.

Serão utilizadas todas as viaturas operacionais, inclusive resgate, posto móvel e motocicletas, além do reforço do NOE –  Núcleo de Operações Especiais e GOC – Grupo de Operações com Cães. Os policiais contarão também com o auxílio de 38 etilômetros, 13 radares entre portáteis e fotográficos para coibir o uso de bebida alcoólica e o excesso de velocidade dos condutores, respectivamente.

Serão realizados comandos específicos observando os índices estatísticos enviados pela SPF – Seção de Policiamento e Fiscalização, enfatizando o fator da segurança de trânsito, principalmente quanto: ao excesso de velocidade, às ultrapassagens indevidas, ao consumo e venda de bebidas alcoólicas, ao uso de cinto de segurança, ao transporte irregular de passageiros, às restrições do trânsito de combinações e demais veículos portadores de AET, aos equipamentos obrigatórios e sistema de iluminação e sinalização dos veículos.

A 10ª Superintendência de Polícia Rodoviária Federal está realizando esta Operação com o objetivo de implementar reforço de policiamento e fiscalização de trânsito e dos transportes intermunicipais, interestaduais e internacionais de passageiros nas rodovias federais, visando a prevenção dos acidentes de trânsito e o aumento da segurança nas rodovias federais, no período das festas momescas.

Carnaval 2009

Durante a operação carnaval de 2009 foram registrados 104 acidentes em toda a Bahia, deixando 77 feridos e 8 vítimas fatais.  Percebendo a necessidade de mobilizar toda a sociedade, a PRF implementa esforços  enviando mensagens para empresas, instituições públicas, sindicatos, imprensa, associações, igrejas etc, no sentido de informar os riscos que envolvem o trânsito rodoviário no período do carnaval, bem como, da necessidade de cada cidadão desenvolver uma conduta segura ao volante a fim de evitar a ocorrência de acidentes.

As informações são do Núcleo de Comunicação da PRF.

Restrição de Tráfego

A PRF estará atenta quanto à restrição do trânsito de combinações de veículos e demais veículos portadores de AET (autorização especial de trânsito), conforme tabela abaixo:
 

DIA DA RESTRIÇÃO
HORARIO DA RESTRIÇÃO
12/02 (Sexta-Feira)
Das 16:00h às 22:00h
13/02 (Sábado)
Das 06:00h às 12:00h
16/02 (Terça-feira)
Das 16:00h às 22:00h
17/02 (quarta-feira)
Das 06:00h às 12:00h

Condições das rodovias federais baianas

Os índices de acidentes ainda são muito altos e preocupam, principalmente porque o comportamento do condutor tem provocado a maior parte dos acidentes. Estudos demonstram que apenas 4% dos acidentes ocorrem por falhas mecânicas, outros 6% devido às más condições das rodovias e os demais 90% por falha humana.
 

DELEGACIA PRF DE FEIRA DE SANTANA
BR
KM
TRECHO
324
512,6 ao 515
Trecho Urbano Feira de Santana com alto índice de acidentes e vítimas.
116
416 ao 426
Contorno de Feira Santana com alto índice de acidentes, principalmente atropelos entre os Km 419 e 420.
116
442
Curva do Cavaco (entre Feira de Santana e Santo Estevão) – alto índice de acidentes. Em todo trecho sul da Delegacia estão sendo realizados serviços de manutenção executados pela concessionária Via Bahia.

 

DELEGACIA PRF DE SENHOR DO BONFIM
BR
KM
TRECHO
324 – NORTE
444 ao 359
Riachão do Jacuípe X Capim Grosso (nos dois sentidos) – pista boa, sinalização vertical boa, horizontal, razoável – execução de obras de revitalização dos acostamentos.
407
320 ao 130
Capim Grosso X Senhor do Bonfim – pista boa, sinalização vertical boa, horizontal, razoável – obras recuperação dos acostamentos.
00-130
Senhor do Bonfim X Juazeiro – pista boa, sinalização vertical boa, horizontal, razoável – obras recuperação dos acostamentos e recapeamento da via- trecho entre Jaguarari- Senhor do Bonfim.

 

 DELEGACIA PRF – SIMÕES FILHO
BR
KM
TRECHO
101
244
Conceição do Almeida. Trecho em bom estado de conservação.
288 ao 302
Lage a Vale. Sem sinalização horizontal.
299,5 ao 300,3
Vale. Pequenos buracos na pista. Realização de serviços de manutenção.
324
550 ao 580
Candeias a Amélia Rodrigues. Alguns trechos sem acostamento. Buracos na pista. Realização de serviços de manutenção executados pela concessionária Via Bahia.
557 ao 576
São Sebastião do Passé a Terra Nova – pontes estreitas e buracos na pista. Realização de serviços de manutenção executados pela concessionária Via Bahia.
101
0 ao 75
Região de Alagoinhas – Bom estado de conservação; Sem sinalização horizontal. Atenção do Km 0 ao Km 50 alto índice de acidentes.
75 ao 108
Região de Alagoinhas – Totalmente sinalizada e bem conservada.
108 ao 135
Região de Alagoinhas – Trecho totalmente recuperado; Sem sinalização horizontal.
110
270 ao 340
Região de Alagoinhas – Bom estado de consevação.
341 ao 371
Região de Alagoinhas – Sinalização precária em alguns trechos devido ao trabalho de recapeamento. Atenção do Km 342 ao Km 356 alto índice de acidentes.
DELEGACIA PRF DE ITABUNA
BR
KM
TRECHO
101
525 ao 445
Buerarema/Itabuna/Ubaitaba – Bom estado de conservação; Falta sinalização horizontal.

 

DELEGACIA PRF DE SEABRA
BR
KM
TRECHO
242
112,5 ao 295,1
Paraguaçu ao Posto de Itaberaba: Reforma na pista, com raspagem do asfalto, o que faz os veículos perderem a estabilidade.
295,1 ao 476
Posto de Itaberaba ao Posto de Seabra: Reforma na pista, com raspagem do asfalto, em diversos pontos da rodovia. Buracos na via próximo ao Morro do Pai Inácio.
476 ao 690,5
Posto de Seabra ao Entroncamento de Wanderley: Trecho em bom estado de conservação, estando apenas ruim no pequeno trecho da serra do cipó logo após o entroncamento de Barra.

 

DELEGACIA PRF DE VITÓRIA DA CONQUISTA
BR
KM
TRECHO
 
030
47 ao 148
Carinhanha a Guanambi – Rodovia estreita, em mau estado de conservação, com muitos buracos e sinalização inexistente.
148 ao 185
Guanambi a Caetité – Trecho em bom estado de conservação, sinalizado. Curvas sinuosas.
185 ao 285
Caetité a Brumado – Trecho com ondulações provenientes da realização de operações tapa buracos; Há incidência de buracos; No Km 221 (ponte de Pancadão) há problema na cabeceira, bem como falta das muretas de proteção.
285 ao 293
Anel de Contorno – Brumado – Trecho necessitando de reforma da pavimentação.
293 ao 350
Brumado a Sussuarana – Trecho com alta incidência de buracos.
472 ao 489
BR 116 a Boa Nova – Deficiência na sinalização vertical.
 
 
 
116
709 ao 758
Manoel Vitorino a Poções – Trecho com regular estado de conservação, entretanto chamamos a atenção para o trecho compreendido. Entre os Km 742 ao 750 que apresentam imperfeições e buracos.
758 ao 777
Poções a Planalto – Trecho com regular estado de conservação. Em alguns trechos o acostamento não é pavimentado.
777 ao 819
Planalto a Vitória da Conquista – Trecho em bom estado de conservação. Em alguns trechos o acostamento não é pavimentado.
819 ao 909
Vitória da Conquista a Cândido Sales – Trecho com regular estado de conservação. Atenção para o Limite de 45 Toneladas na Ponte sobre o Rio Pardo. Em alguns trechos o acostamento não é pavimentado.
909 ao 934
Cândido Sales à Divisa BA/MG – Trecho em bom estado de conservação. Acostamento não pavimentado.
122
0 ao 98
Trecho esburacado, alguns quase que intransitáveis. Não há sinalização.
349
900 ao 989
Trecho com depressões e buracos, falta sinalização. O pior trecho se encontra entre Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória.
430
248 ao 410
Caetité a Bom Jesus da Lapa – Trecho recapeado e sinalizado.
307
Ponte de Igaporã – Apresentando problemas nas cabeceiras da ponte. Há depressão do asfalto.
 
DELEGACIA PRF DE EUNÁPOLIS
BR
KM
TRECHO
101
663 ao 710
Trecho em manutenção executada pelo DNIT – Sem sinalização horizontal. 
Acostamento ruim: brita solta.
712 ao 720
Perímetro urbano de Eunápolis – alto índice de acidentes. Sem sinalização horizontal.
720 ao 780
Trecho em manutenção. Sem sinalização horizontal.
Constantes interdições.
780 ao 957
Sem sinalização horizontal.
Asfalto escorregadio
367
22 ao 84
Trecho em manutenção executada pelo DNIT – Sem sinalização horizontal.
Constantes interdições.

 

DELEGACIA PRF DE BARREIRAS
BR
KM
TRECHO
242
688 ao 724
Entrocamento de Wanderley a Cristópolis – Acostamento em obras, redobrar a atenção por contas das máquinas, operários na pista e trânsito em meia pista.
242
878 ao 884
Muitas colisões no perímetro urbano de Luís Eduardo Magalhães.
20
0 ao 211
Divisa GO/BA a Luís Eduardo Magalhães – Trecho em bom estado de conservação. Cuidado com o excesso de velocidade.
135
0 ao 177
Divisa PI/BA a Barreiras – Pista boa, mas sem acostamento e muitos animais na pista.
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