Acorda Cidade
Segundo a técnica do Inema Fabíola Cotrim, que acompanha as ações em conjunto com os voluntários e o efetivo do Corpo de Bombeiros, apenas um foco ainda persiste na região, mas segue em fase de controle e monitoramento. “Os focos maiores já foram debelados, mas a nossa equipe continua atuando por ar e terra para que não haja retorno do fogo, deixando claro que somente iremos decretar a extinção e o encerramento da operação após 72 horas de constante avaliação e monitoramento”.
Na tarde desta sexta os integrantes do grupo de trabalho da Campanha Bahia sem Fogo, por meio de reunião de avaliação da positividade das ações desenvolvidas no dia, traçaram as diretrizes operacionais para a tropa e a aeronave nas próximas ações.
Atuam na operação cerca de 40 pessoas, entre bombeiros, voluntários, técnicos do estado e apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), com o suporte de dois aviões-tanque do modelo airtractor, especializado no combate a incêndios. A aeronave realiza sete lançamentos de três mil litros de água, além de monitoramento aéreo para subsidiar os rumos da ação.