Bahia

Ilhéus, Itabuna, Bom Jesus da Lapa e Barreiras são os municípios que receberão a Operação Gatonet na próxima semana

Profissionais da Neoenergia Coelba irão remover os cabos de telefonia e internet das operadoras não autorizadas no município.

operação gatonet
Foto: Divulgação/Coelba

Os municípios de Ilhéus, Itabuna, Barreiras e Bom Jesus da Lapa receberão a Operação Gatonet pela primeira vez na próxima semana. Realizada pela Neoenergia Coelba, a ação tem como objetivo remover os cabos de telefonia e internet instalados sem autorização nos postes da distribuidora. Essas fiações são as responsáveis pela poluição visual registrada em pontos das cidades e representam riscos de segurança à população. Em Salvador, a operação será realizada em Itapuã.

A distribuidora irá manter equipes percorrendo as principais vias dos municípios e atuando exclusivamente na remoção do cabeamento irregular. A ação intensifica as operações já realizadas pela Neoenergia Coelba de combate a esses cabos. Em 2025, a distribuidora removeu cerca de 200 toneladas de fios irregulares em toda a Bahia.

O Gatonet é o principal motivo dos emaranhados de fios nas cidades pois não seguem os critérios técnicos e de segurança para instalar os seus cabos nos postes. Essas empresas também não realizam a devida manutenção nos equipamentos, podendo deixar fios soltos e com risco de acidente para a população. Além disso, a instalação de caixas irregulares nos postes provoca incêndios na fiação devido à baixa qualidade do equipamento.

Para evitar que seus cabos sejam retirados e o fornecimento de internet interrompido, a distribuidora disponibilizou um canal de atendimento direto para que empresas de possam se regularizar. Através do e-mail [email protected], as provedoras poderão tirar suas dúvidas e receber orientações sobre o assunto.

Responsabilidades

A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas, realizar as manutenções devidas em seus equipamentos e atender às normas técnicas e comerciais específicas.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários