Bahia
Ibametro constata irregularidade no peso de pescados para ceia da Semana Santa
O órgão alerta aos consumidores para ficarem atentos na hora da compra dos pescados, sobretudo com relação ao peso dos produtos, e cita o caso de pacote anunciado como um quilo, mas que pesava somente 798 gramas.
Acorda Cidade
Operação especial realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), para verificar a pesagem de produtos consumidos na ceia da Semana Santa, constatou que peixes e camarões congelados, coletados nos mercados e supermercados e testados em laboratório, contém menos gramas do que a quantidade anunciada na embalagem.
O órgão alerta aos consumidores para ficarem atentos na hora da compra dos pescados, sobretudo com relação ao peso dos produtos e cita o caso de pacote anunciado como um quilo, mas que pesava somente 798 gramas. “É recomendável pesar o produto numa balança do mercado antes de levá-lo para casa”, alerta o diretor-geral do órgão Osny Bonfim.
Segundo ele, é importante também verificar se a balança tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), um comprovante de que o instrumento de medição foi vistoriado e está funcionando corretamente. Bonfim recomenda ainda ao consumidor muita atenção ao equipamento também quando for comprar peixes frescos, com pesagem feita na vista do cliente.
As empresas que receberam auto de infração terão prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao departamento jurídico do Instituto. Durante a operação, as equipes do Ibametro percorreram mercados de pequeno, médio e grande porte na capital e interior do estado. Os casos suspeitos devem ser denunciados pelo Disque Ibametro 0800 071 1888.
Os tradicionais ovos de páscoa, bombons, colombas pascais, vinhos, amendoins e azeites de dendê também foram alvo da fiscalização. Segundo o Ibametro, as irregularidades constatadas nesses itens ficaram abaixo dos 5%, índice de reprovação considerado dentro dos padrões aceitáveis.
Inscrever-se
0 Comentários
mais recentes