Acorda Cidade
Com mais de 20 obras da saúde tocadas pelo Governo do Estado em execução simultânea dentro da cidade de Salvador, o secretário da saúde do Estado Fábio Vilas-Boas deu início nesta quinta-feira (15) a uma maratona de inspeções visando acelerar as entregas ainda este ano.
O governo está investindo na construção, reforma e ampliação de unidades na capital baiana, e algumas dessas obras foram vistoriadas nesta quinta-feira. No Subúrbio Ferroviário, o secretário verificou o andamento da construção da Policlínica de Saúde de Escada e as intervenções que estão sendo feitas na Maternidade João Batista Caribé. Somente para essas duas unidades está sendo destinado um investimento de cerca de R$ 45 milhões, aplicados em obras e equipamentos.
A Policlínica de Escada, que está sendo construída numa área de mais 2.800 mil metros quadrados e atenderá uma população de cerca de um milhão de habitantes, faz parte da proposta do Governo do Estado em facilitar o acesso da população aos serviços de saúde com ampliação da oferta da assistência de alta e média complexidade.
De acordo com Fábio Vilas-Boas, a unidade irá oferecer atendimento para mais de 15 especialidades, incluindo cardiologia, angiologia, endocrinologia, além de serviços de imagem como ecocardiograma, ultrassonografia, endoscopia, entre outros. "Serão diversos exames complementares necessários para o diagnóstico e o tratamento correto da população", afirmou . O secretário ainda pontuou que a policlínica não terá tomógrafo e ressonância magnética por uma decisão da prefeitura de Salvador. “No projeto inicial da Secretaria da Saúde do Estado, esses equipamentos estavam contemplados, mas a prefeitura optou pela não instalação”, revelou.
Já a Maternidade João Batista Caribé terá o número de leitos duplicado, passando de 40 para 80, sendo 60 de internação clínica e cirúrgica, dez de Cuidado Intermediário Neonatal (UCINCo), cinco de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e outros cinco instalados no Centro de Parto Normal (CPN).
“Essa maternidade vai atender parto de risco intermediário, contando com uma unidade semi-intensiva. Aqui serão recebidas mulheres de toda a região do subúrbio, fortalecendo a vinculação à maternidade, de forma que as gestantes possam saber onde será feito seu parto”, explicou o secretário Fábio Vilas-Boas.
Investimento em Pirajá
Além das unidades do Subúrbio Ferroviário, Fábio Vilas-Boas conferiu as obras de construção da Unidade Básica de Saúde de Pirajá, bairro da periferia de Salvador. Com investimento superior a R$ 2 milhões, a UBS, do tipo III, vai abrigar três equipes de saúde da família, que vão ofertar atendimento em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia.
Também em Pirajá, a Unidade de Emergência está passando por uma reforma de manutenção para adequação para implantação da Emergência Pediátrica.