Em 2024, o Governo do Estado contratou aproximadamente R$ 5 bilhões em operações de crédito, garantindo recursos para áreas prioritárias como meio ambiente, saúde, segurança e infraestrutura. Coordenada pela Secretaria do Planejamento (Seplan), essa captação assegura a execução de programas e projetos alinhados ao Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027, fortalecendo o desenvolvimento do estado.
Entre os destaques financiados estão o Programa Integrado de Infraestrutura Governamental (PROINFRA IV), o Projeto Sistema Viário Integrado – Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, obras de infraestrutura como a via de contorno de São Cristóvão (Ligação Avenida 29 de Março – Rodovia BA 526), o Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Mata Atlântica (Parceiros da Mata), o Programa de Fortalecimento do SUS na Bahia (PROSUS II), o Programa de Segurança do Estado da Bahia (PROSEGURANÇA II) e o Projeto Bahia Mais Digital, voltado à transformação digital.
A captação contou com o apoio de importantes parceiros financeiros, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). O trabalho integrado foi realizado pela Seplan, com destaque para as etapas de negociação e formalização dos contratos, como explica Luiza Amélia Mello, superintendente de Captação de Recursos Financeiros.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“Nosso trabalho envolveu desde a articulação com secretarias estaduais na elaboração das propostas, até a negociação com os agentes financeiros e acompanhamento detalhado dos processos junto ao Governo Federal e ao Senado, durante o processo de aprovação dos financiamentos. Essa integração foi fundamental para o sucesso das contratações”, destacou Luiza.
O secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, enfatiza a relevância da captação de recursos para o cumprimento das metas estabelecidas no PPA, além de valorizar a solidez fiscal do estado, atestada pela Secretaria do Tesouro Nacional, que concedeu à Bahia a nota máxima em capacidade de pagamento e qualidade das informações contábeis.
“Em um contexto de limitações fiscais, a atração de recursos externos e internos é essencial para promover o desenvolvimento, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população baiana. O trabalho realizado sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues nos últimos dois anos consolida a Bahia como referência nacional em gestão, planejamento e execução de políticas públicas, permitindo avanços significativos em áreas estratégicas no curto e médio prazo”, afirmou Peixoto.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram