Bahia

Governo da Bahia, através da SPM, certifica Neoenergia Coelba como empresa que valoriza as mulheres no ambiente de trabalho

Cerimônia inédita para certificação com Selo Lilás aconteceu na tarde da segunda-feira (25), na sede da Associação Comercial do Estado da Bahia, no bairro do Comércio.

Governo da Bahia, através da SPM, certifica Neoenergia Coelba como empresa que valoriza as mulheres no ambiente de trabalho
Foto: Reprodução

A Neoenergia Coelba foi reconhecida como uma das empresas baianas comprometidas com os direitos e pautas femininas no mercado de trabalho pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo do Estado. O reconhecimento vem através da certificação com o Selo Lilás, uma política pública que tem como finalidade contribuir para eliminar todas as formas de discriminação de gênero, com foco no acesso, remuneração, ascensão e permanência no mercado de trabalho. A cerimônia de certificação aconteceu na tarde da segunda-feira (25), na sede da Associação Comercial do Estado da Bahia, no bairro do Comércio.

O compromisso da Neoenergia Coelba com a equidade de gênero é antigo. A companhia foi a primeira no Norte e Nordeste a lançar a Escola de Eletricistas exclusiva para mulheres, um projeto voltado para capacitação em atividades de instalações elétricas prediais e nas redes de distribuição de energia. Na Bahia, essa iniciativa formou mais de 300 mulheres, capacitando-as para ingressar no setor de energia. Cerca de 57% das formandas da escola foram contratadas pela Neoenergia Coelba.

Junto à sua controladora, a Neoenergia, a empresa baiana realiza outras iniciativas para apoio e fortalecimento da presença feminina no mercado de trabalho. Recentemente, recebeu um reconhecimento global na 1ª Edição do Prêmio Boas Práticas do Movimento Elas Lideram 2030, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU-Rede Brasil), pela implementação do programa de proteção, acolhimento e suporte às colaboradoras que sofrem violência doméstica.

A equidade de gênero também está presente nos compromissos públicos assumidos pela companhia, como o firmado com o Pacto Global da ONU para incentivar o empoderamento das mulheres através de ações de desenvolvimento e assistência. Entre as metas está garantir Mulheres em posições relevantes (31% em 2025 e 35% em 2030), Mulheres em postos de liderança (33% em 2025 e 40% em 2030), Mulheres formadas eletricistas (30% em 2025 e 35% em 2030), Mulheres em postos de eletricistas (9% em 2025 e 12% em 2030).

“É uma honra receber o reconhecimento da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado pelo nosso compromisso contínuo com os direitos das mulheres e a equidade de gênero. Na Neoenergia Coelba, temos orgulho de liderar iniciativas que promovem a inclusão e o empoderamento feminino. Continuaremos empenhados em criar um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo para todos”, ressalta a Superintendente de Relações Institucionais da Neoenergia Coelba, Maria Helena Farias.

Na Neoenergia, as iniciativas para igualdade, inclusão, respeito e diversidade são desenvolvidas através do programa de diversidade Junt+s, que possui ações focadas em quatro grupos: Mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras e comunidade LGBTQIA+. O programa contempla gestão de grupos de afinidade e ações de comunicação para engajamento e cultura no tema como palestras, rodas de conversa, conteúdos, vídeos, podcasts e WebApp exclusivo. As ações de diversidade acontecem ao longo de todo o ano e conta com a participação e protagonismo dos colaboradores.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários