Dando início às comemorações pré-carnavalescas em Salvador, o Fuzuê levou centenas de baianos e turistas ao circuito Tapajós, entre a Ondina e a Barra, para homenagear cerca de 40 bloquinhos e fanfarras, neste sábado (3).
O “Poder da Educação no Circuito Tapajós”
Um dos primeiros blocos a desfilar no circuito Tapajós, neste sábado (3), foi o Bloquinho do Professor Bira, que trouxe para a Ondina a reivindicação dos professores baianos e uma mensagem inspiradora: “O poder da educação transforma o mundo”.
Em entrevista ao Bahia Notícias, parceiro do Acorda Cidade, o professor Bira, responsável pelo bloco, ressaltou a importância do tema. “O nosso tema sempre é educação, o poder da educação transforma o mundo, transforma pessoas, melhora a sociedade e também a questão da cultura”.
O professor do IFBA de Salvador também ressalta que o Carnaval é um momento importante de representação e manifestação social: “Estamos aqui sempre ressaltando esse poder da educação, como mola propulsora para melhorar a sociedade, torná-la mais justa, mais solidária, mais igualitária, então o carnaval apesar das discrepâncias que a gente tem, das desigualdades, mas é um momento também que a gente tem de congraçamento das raças, das etnias, dos modos de ser, de pensar, então é essa grande festa”.
Todos pela Música Nordestina
Em homenagem a música nordestina, o bloco feminino Oficina de Sons, levou o cangaço baiano para o Fuzuê, neste sábado (3). “A gente vai defender essa mulherada arretada que a gente tem no Nordeste”
O grupo, que se apresenta na capital baiana desde a tradicional Lavagem do Bonfim, deve continuar levando a beleza do nordeste ao carnaval de Salvador durante toda a festa.
“Estamos pelas ruas de Salvador, levando a nossa engrenagem percussiva, defendendo a música sem cordas, defendendo a música democrática, o carnaval democrático, onde todo mundo participar, pode participar, crianças, jovens, adultos, famílias. Aqui no nosso bloco, inclusive, temos 30 mulheres que desenvolvem atividades em outras áreas do conhecimento, mas escolheram a música para as suas vidas, e hoje a gente vai defender a música nordestina, cantoras, intérpretes.”
O grupo vai se apresentar neste domingo (4), no Furdunço; na quinta-feira de carnaval (7), na Barra e na tradicional Mudança do Garcia, na segunda-feira (12).
São João no Carnaval
A quadrilha junina Forró do ABC, levou a musicalidade das comemorações juninas na Bahia para o circuito Tapajós, neste sábado (4). Os trajes coloridos do grupo chamaram a atenção dos foliões durante o Fuzuê.
“O forró do ABC é do bairro da Liberdade e nós temos 41 anos de existência. A quadrilha é cultura. E onde tem cultura, cabe quadrilha em qualquer lugar. No fuzuê, no carnaval, onde tiver o espaço que se chama cultura, a quadrilha tem que estar presente sim”
O grupo deve se apresentar ainda no Furdunço, neste domingo (4), na companhia do cantor Magary Lord, levando o tema homenageia os bonecos juninos.
Fonte: Bahia Notícias
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram