Negócios

Empresa baiana de açaí movimentou mais de R$ 85 milhões em 7 anos e planeja expansão nacional

Em 2018, a empresa iniciou seu processo de expansão como franquia, e posteriormente implantou uma fábrica própria em Feira de Santana.

Açai nokilo
Foto: Ascom

A empresa baiana Açaí NoKilo, pioneira no segmento de franquias de açaí no estado da Bahia, divulgou informações sobre seu faturamento. Foram mais de R$ 85 milhões movimentados ao longo de sete anos de operação. Com uma trajetória de sucesso, a marca consolidou sua presença no mercado de gelados, especialmente no setor de açaí, fortalecendo ainda mais seu ecossistema com a inauguração de sua própria fábrica.

A expansão da empresa não para por aí. A Açaí NoKilo anunciou planos ambiciosos de abrir 100 novas lojas em todo o Brasil até 2025, ampliando sua atuação no mercado nacional. A rede tem mostrado um desempenho robusto, com algumas de suas lojas alcançando faturamento mensal de até R$ 280 mil. Além disso, a empresa já comercializou mais de um milhão de quilos de açaí em 2024, posicionando-se como uma das líderes no mercado de gelados no país.

A rede de franquias, que celebrou seu 7º aniversário no dia 7 de outubro, foi fundada em Euclides da Cunha, com a proposta de oferecer uma experiência de consumo personalizada e acessível.

Com essa proposta, a empresa se tornou a primeira rede de açaiterias a expandir nesse formato de negócio na Bahia, além de promover iniciativas para fortalecer seu ecossistema, gerar resultados consistentes dentro do franchising, manter o padrão de qualidade e fomentar práticas sustentáveis gerando mais de 300 empregos diretos dentro do estado.

Em 2018, a Açaí NoKilo iniciou seu processo de expansão como franquia , ganhando destaque no mercado de gelados baiano, o que por sua vez levou à implantação de uma fábrica própria em Feira de Santana. Esse movimento foi essencial para manter a qualidade e a identidade do produto, garantindo o abastecimento adequado da rede. Em 2019, a franqueadora ampliou suas operações e se associou à Associação Brasileira de Franchising (ABF), reforçando seu compromisso com os franqueados e consumidores.

Hoje, a Açaí NoKilo é a única franquia do segmento a conquistar três vezes consecutivas o Selo de Excelência, o reconhecimento máximo do mercado de franquias no Brasil. Mesmo durante a pandemia, a rede continuou a crescer, expandindo sua fábrica e ampliando a produção, implementando ainda a fabricação das embalagens biodegradáveis utilizadas na rede.

Em 2024, a marca deu passos ousados ao inaugurar novas unidades fora da Bahia, consolidando sua presença nacional. Atualmente, com 57 lojas em cinco estados e 5 novas unidades em processo de implantação, 3 delas em Minas Gerais e a primeira unidade no ES, a Açaí NoKilo se prepara para alcançar novos horizontes. Ainda em 2024, a rede participou da maior feira de franquias do mundo, fortalecendo sua marca com um rebranding que reflete sua evolução contínua.

O mercado de açaí no Brasil tem registrado grande um crescimento nos últimos anos, impulsionado pela demanda por alimentos saudáveis e pela popularidade crescente do açaí no exterior. Em 2022, o Brasil exportou mais de 8,158 mil toneladas de açaí, movimentando mais de US$ 26,5 milhões (R$ 133,8 milhões), segundo dados da Fiepa (Federação das Indústrias do Estado do Pará) e do CIN (Centro Internacional de Negócios do Pará).

Segundo a Associação Brasileira de Açaí, o setor movimenta bilhões de reais anualmente. Dados da Embrapa, reforçam que o mercado registrou crescimento de 15% ao ano. Mais do que números, a Açaí NoKilo se orgulha de seu compromisso com a inovação, sustentabilidade, responsabilidade social e segue nutrindo emoções positivas.

Para Elizângela Siqueira, CEO da rede, a jornada de sete anos da Açaí NoKilo é apenas o começo. “Acredito num empreendedorismo com propósito e seguiremos trabalhando, inovando e levando qualidade para todos nossos franqueados e consumidores. Muito longe de querer ser a maior rede do mercado, nós queremos mesmo é ser a melhor quando se fala em satisfação dos nossos consumidores e franqueados”, concluiu Elizângela.

Inspirada por memórias de infância repletas de momentos felizes na pequena sorveteria da sua cidade natal, Elizângela Siqueira, trouxe ao mercado da Bahia uma visão de negócio que alia sabor e emoção. “Quem vende sorvete, vende felicidade”, segundo a CEO, destacando a essência do propósito da marca.

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