A cantora Emili Pinheiro e Carlos Mattheus da banda Os Bambas do Nordeste estão participando do maior Festival de Forró do Mundo, o Festival Nacional Forró de Itaúnas – FENFIT, no Espírito Santo. Eles representam a Bahia na competição e já se apresentam nesta quarta-feira (24), quando ocorrerá a primeira eliminatória.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
A fim de unir territórios como Portal do Sertão e Litoral Norte e Agreste Baiano, Emili Pinheiro retorna ao maior festival de Forró do mundo, pela segunda vez consecutiva, agora junto com Carlos Mattheus (Os Bambas do Nordeste), Paulinho Torres (sanfona), Dan Henriques (zabumba) e Junior Sacramento (contrabaixo). Ambos vão com o propósito de fortalecer a cultura e representar o Estado.
Nascida em Jaguaquara-BA, Emili mudou-se para Alagoinhas em 2003 e lá aos 18 anos, abraçou a música profissionalmente atuando como backing vocal em diversas bandas até 2011. Em 2014 Emili encontrou seu lugar no Forró, atuando como intérprete e compositora.
Já Carlos Mattheus tem uma trajetória muito rica no que tange cultura popular, em especial do Forró, o mesmo é Coordenador Municipal do Fórum Nacional do Forró e desde 2018 participa de ações na cidade em prol do respeito e valorização desse ritmo genuinamente brasileiro.
Produtor e músico d’Os Bambas do Nordeste, banda responsável por introduzir o metal “trombone” no Forró, iniciativa que originou o famoso naipe de metais e que têm a frente Baio, sanfoneiro que conviveu, fez turnê e ganhou uma sanfona branca de Luiz Gonzaga. Carlos Mattheus está no Festival com Emili Pinheiro em busca de somar forças e mostrar para o mundo o que há de melhor na Bahia.
FENFIT
Considerado o maior Festival de Forró do Mundo, o Festival Nacional Forró de Itaúnas – FENFIT, surgiu no ano de 2001 a fim de fomentar o movimento do Forró Pé de Serra. Acontecendo anualmente, no estado do Espírito Santo, o FENFIT estimula a produção, criação, inovação e renovação musical dentro do Forró, contribuindo para a conquista do mercado de trabalho, ampliando a divulgação de artistas e suas obras.
O público do festival é formado por pessoas vindas de todos estados brasileiros, além de estrangeiros que chegam de países como Alemanha, Japão, Itália, Portugal, França, Estados Unidos, Londres, Holanda e Dinamarca.
Além de difundir o movimento, o FENFIT, segue mantendo sempre o compromisso com as nossas raízes culturais; promovendo intercâmbio musical entre todas as gerações participantes, de diferentes estados brasileiros e de fora do Brasil, entre músicos já consagrados, cantores, compositores, produtores, técnicos, estudiosos, jornalistas e amantes do gênero.
Ao longo dos anos, a pacata vila de Itaúnas tornou-se palco para a revelação de muitos artistas e no ano de 2023 não foi diferente com a compositora, cantora e instrumentista Emili Pinheiro, que foi selecionada para se apresentar pela primeira vez no FENFIT, indo até a semifinal e para sua surpresa foi indicada Cantora Revelação dessa edição.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram