Bahia

Embasa anuncia interrupção do abastecimento de água em Salvador, RMS e municípios do interior

De acordo com a concessionária, será feito um investimento de R$ 106 milhões para melhorar o desempenho da rede.

Torneira, água, Embasa, falta de água
Foto: Unsplash

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento informou nesta sexta-feira (10), que em virtude de obras de duplicação de uma adutora e serviços em mais de 40 pontos de fornecimento, será necessária a interrupção do abastecimento de ádua, na próxima segunda-feira (13), em vários bairros de Salvador, cidades da Região Metropolitana e outras seis localidades.

Além da capital baiana, o abastecimento será interrompido em Simões Filho, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Candeias, Madre de Deus, Santo Amaro, Saubara, Camaçari (localidade de Busca Vida) e São Sebastião do Passé (localidade Maracangalha), que fazem parte da Região Metropolitana de Salvador.

Os municípios do interior que terão o serviço interrompido serão Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Terra Nova e Teodoro Sampaio.

De acordo com a concessionária, será feito um investimento de R$ 106 milhões para melhorar o desempenho da rede. O resultado será maior vazão para levar água com maior regularidade e segurança hídrica, além de menor impacto na oferta de água quando forem feitas intervenções para manutenção da rede.

O presidente da Embasa, Leonardo Góes, pede a compreensão da população e explica a necessidade das obras de melhoria da rede.

“Simultaneamente vamos ter 46 serviços de melhorias nesta adutora, principalmente a duplicação. E vai ser possível que em um segundo momento, a gente faça parte de serviços como este sem afetar a distribuição e o abastecimento de água na capital e região metropolitana. Nós programamos um grande serviço de planejamento, envolvendo uma grande equipe e equipamentos, visando concluir os serviços em 24 horas, e o abastecimento de forma gradativa, já que é uma adutora que trabalha com pressão, e após a conclusão ela demora em torno de 4 horas até ter carga máxima e aos poucos ir retomando o abastecimento da cidade.”

Ele ressaltou que todo sistema de abastecimento necessita passar por manutenção.

“Uma adutora principal é, exatamente, aquela que sai de uma estação principal de tratamento e alimenta as redes, chega ao consumidor final. É um grande encanamento, ou numa linguagem mais popular, uma tubulação, e que precisa ser esvaziada para que você possa fazer entroncamentos e melhorias. A partir da hora que for duplicada vai ser possível fazer com metade da parada já que você tem uma duplicação, pode parar uma e fazer outra. Daqui para a frente, vamos poder ter essa melhoria de uma duplicação da adutora e pode fazer isso com menos impacto.”

Recomendações

Durante o período de interrupção, recomenda-se o uso racional da água disponível no reservatório domiciliar ou armazenada para uso. Confira algumas dicas de economia de água:     

– tome banhos mais curtos;    

– deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes;      

– deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, prefira um balde com água;    

– lave a calçada ou o quintal em outro dia e lembre-se de usar uma vassoura e um balde com água, não a mangueira;    

– dê preferência para lavar a roupa em outro dia ou use a lava-roupa apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;    

– antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários