Partindo da premissa dos três I’s (Integração, Investimento e inteligência), o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) é parte fundamental no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Servidores do departamento atuam em plantão de 24h no Carnaval 2024, monitorando e colaborando com outras forças de segurança e instituições que fazem parte do centro.
O objetivo é que haja interações dos órgãos, para soluções rápidas de ocorrências complexas. Há todo um aparato tecnológico disponibilizado para que o Detran interaja com as demais instituições de segurança e vice-versa, através de um sistema de operações integradas.
O centro funciona em um dos prédios da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e as informações são completamente integradas, como explica o Major Luiz Henrique, diretor de Comando e Controle/Stelecom “Se surge uma demanda que tenha necessidade do apoio do Detran, os órgãos já fazem contato diretamente e esse preposto entendendo a sua matriz e atividade fim, dentro do planejamento, fornecerá o apoio necessário para atuação”, garantiu.
A dinâmica é alimentada, entre outras tecnologias, pelas informações geradas a partir das câmeras de segurança distribuídas em pontos distintos da capital baiana.
Entre outras finalidades, o trabalho conjunto promove a recuperação de veículos com características adulteradas, com restrições administrativas ou produtos de roubos. No período de um ano, cerca de 320 carros foram identificados.
O Departamento de Trânsito tem assento permanente no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP.
“O Detran-Ba tem presença contínua nesse trabalho que envolve todas as forças de segurança do estado em grandes eventos, como a maior festa popular do planeta”, enfatiza Benildes Melo, coordenadora da Comissão do Carnaval do Detran.
“É essencial a consulta imediata das placas para averiguar o status do veículo. Com essas informações, torna-se possível identificar e recuperar um carro roubado e devolvê-lo ao proprietário. E no Carnaval não é diferente. Estamos aqui, em prol de fornecer respostas ao cidadão”, reforça Rodrigo Pimentel, diretor-geral do órgão.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram