Um trabalho intersetorial envolvendo órgãos de fiscalização para aplicação da legislação em prol de um Carnaval sem acidentes e mais seguro para foliões, motoristas e todos que trabalham na festa.
Nesse ritmo, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito), iniciou nessa terça-feira (7) e segue até o dia 17 de fevereiro, no Parque de Exposições, as vistorias de trios elétricos e carros de apoio que participarão das festas que antecedem o carnaval e nos dias da folia momesca.
Durante a vistoria, são avaliados diversos requisitos que vão desde a documentação do veículo e dos condutores, tamanhos e dimensões estruturais, equipamentos obrigatórios e, após checagem, o Departamento emite o adesivo de ‘veículo vistoriado’, que deve ser fixado na carroceria e visível para o desfile. “É um trabalho detalhado nas máquinas gigantes que arrastam milhares de pessoas. Nossos técnicos avaliam criteriosamente cada item, especialmente, porque esses veículos sofrem adaptações e precisam seguir as regras de segurança”, ressaltou o perito do Detran, Domingos Lemos.
O Detran também vai atuar nos circuitos. Ao todo, serão quatro postos de fiscalização, um a mais, em 2023. Motoristas dos trios serão submetidos a testes de alcoolemia, além das blitze nas ruas da capital baiana para averiguação dos condutores de carros e motocicletas. Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, através da Polícia Militar (PM), as equipes estarão distribuídas nas principais regiões da festa para orientação e fiscalização.
No início de fevereiro, o Detran através de uma parceria com o grupo Neoenergia Coelba realizou o curso – Condutores de trio elétrico e carro de apoio. O curso gratuito abordou temas importantes como condução preventiva, relacionamento interpessoal, conscientização de riscos com a rede elétrica e dicas de situações que, na prática, podem acontecer durante a folia.