Bahia

Defesa Civil faz vistorias em Brumado; casas do município estão devastadas

A Prefeitura Municipal de Brumado, informou que o município irá decretar Situação de Emergência (SE).

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Técnicos da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), estão, neste momento, em Brumado para realizar uma vistoria dos danos e prejuízos causados pelas chuvas intensas, que atingiram o município nas últimas horas, e desenvolver ações de resposta imediata a fim de minimizar os impactos sofridos pela população.

Foto: Divulgação/Gov-BA

De acordo com a sala de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Brumado foi atingida por 57,6 mm de chuva em 24 horas, o que ocasionou alagamentos de ruas e imóveis, destelhamento de casas, quedas de postes e árvores, desabamentos de muros e outros danos estruturais. Até o momento, não há informações sobre os danos humanos.

A Prefeitura Municipal de Brumado, informou que o município irá decretar Situação de Emergência (SE). Atualmente, onze municípios baianos se encontram em SE devido às chuvas intensas, são eles: Encruzilhada, Cícero Dantas, Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte, Porto Seguro, Canavieiras, Itapebi, Licínio de Almeida, Medeiros Neto e Entre Rios.

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com o site Achei Sudoeste, parceiro do Acorda Cidade, muitas casas foram destruídas. Moradores estão mobilizados para recuperar ou, ao menos, minimizar os prejuízos causados pelas chuvas.

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Veja alguns relatos de moradores ao site:

A dona de casa Marlene dos Anjos relatou que se assustou com o barulho da queda do muro. “Nunca vi uma chuva dessa aqui em Brumado, só em São Paulo”, contou.

Foto: Redes Sociais

Na Rua Virgílio Ataíde, muitas casas foram invadidas pela água e muita lama. A moradora Katiana falou que passou um sufoco grande para tirar a sua mãe, que é deficiente, de dentro da residência, onde perdeu praticamente tudo. “Foi Deus e os vizinhos que ajudaram, senão a gente tinha morrido. A água bateu no meu pescoço. Foi um sufoco, podíamos ter morrido afogadas”, disse.

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na região, muitos moradores perderam móveis, eletrodomésticos e diversos objetos pessoais.

Já na Rua Nazaré, vizinhos, familiares e amigos se uniram em uma força tarefa para retirar a terra que ficou para trás nas casas. A dona de casa Marlúcia Carvalho contou que viveu momentos de terror durante o temporal. “Foi um horror, perdi tudo mesmo. Não deu pra salvar nada. Só peguei meus documentos. Só Deus pra me ajudar recuperar tudo”, declarou, bastante emocionada.

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A residência fica localizada em uma baixada e recebeu toda água acumulada pela chuva, que durou pouco mais de 1 hora. O filho de dona Marlúcia falou que foi desesperador ver a casa debaixo d’água e não poder fazer nada. Segundo ele, já havia entrada água dentro de casa, porém não nessa proporção. “Pânico total”, definiu.

Leia também: Tempestade com rajadas de vento causa estragos em Brumado

Fotos: Achei Sudoeste

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários