Acorda Cidade
Daniela Mercury, Margareth Menezes, Nata do Samba, Tyrone, Denny Denan e Rosy Banda foram os destaques, nos circuitos Dodô e Osmar, no sábado de carnaval promovido pelo Governo do Estado, por meio da Bahiatursa. Em homenagem ao Tropicalismo, Daniela apresentou a música Proibida Carnaval, composta em parceria com Caetano Veloso. Levou como convidados os artistas baianos Hiran e Majur e fez a festa com sucessos da carreira.
Reconhecida também por sua luta pela diversidade, a cantora seguiu no circuito Barra-Ondina com discursos a favor da causa LGBT. Sucessos recentes, como Pantera Negra Deusa, fizeram parte do repertório, mas não faltaram os hits de outros carnavais, como Rapunzel, Canto da Cidade, Banzeiro e Feijão de Corda, no trajeto, em que a Rainha do Axé, como faz todos os anos, levantou a multidão da pipoca.
Margareth Menezes saiu também no circuito Barra-Ondina, com sua pipoca Afropop apresentando Canto da Massa, Todo Mundo Alegre e Coisa Milenar. A voz possante de Maga ecoou também os carros-chefes Faraó, Elegibô, Dandalunda, Toté de Maianga e Alegria da Cidade no desfile em que homenageou Raul Seixas, morto há 40 anos, os Filhos de Gandhy (que completa 70 anos) e o Olodum (45 anos).
Terceiro dos patrocinados pelo Governo do Estado, que esse ano traz o tema Carnaval da Bahia: O Mundo Se Une Aqui, Tayrone transformou o circuito Dodô em uma pista de arrocha com sua sofrência. Ele botou todo mundo para dançar ao som de Tal de Amor Dói, Paixão Proibida, Dez Dias, Diarista, Aliança Invisível, É Desprezo que Chama, Né? Encerrando a noite na Barra, veio a banda Nata do Samba.
Em recente carreira solo, Denny Denan iniciou o desfile no Campo Grande, na tarde de sábado, comandando o bloco Polimania, que comemora 15 anos. Com o tema O Legado, o cantor animou o público com músicas como Deixa a Gira Girar e Anjo Lindo. Rosy Banda também brilhou no circuito Osmar fazendo da Avenida uma grande pista de baile.
Hoje a festa conta com nomes como Alinne Rosa, Paulinho Boca, Amanda Santiago, La Furia, Parangolé e Babado Novo, atrações que serão divididas estres os circuitos Dodô e Osmar.