Itabuna

Corpo de bebê que morreu após parto em Itabuna é exumado e vai para DPT

Família acusa médico de demora no atendimento. Criança morreu em agosto. Polícia abriu inquérito a pedido do MP para saber se houve negligência.

Acorda Cidade

O corpo de um bebê que morreu após o parto na maternidade Ester Gomes foi exumado na manhã do último domingo (8), no cemitério Campo Santo, na cidade de Itabuna, município localizado no sul da Bahia. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) do município, onde será periciado.
 
A família do bebê questiona a demora no atendimento, o tratamento dado à mãe e o parto que, segundo o pai, deveria ter sido cesariana e não normal como foi. A polícia abriu inquérito a pedido do Ministério Público (MP) para saber se houve negligência médica do obstetra Luiz Leitte, responsável pelo parto. A exumação foi acompanhada por familiares.
 
"Nós precisamos ter a convicção de tudo o que ele passou, onde era para ser um parto normal, acabou sendo um parto anormal e para que não venha acontecer com outras pessoas. Os pais estão arrasados e está sendo muito difícil para a família", disse Cláudia Leão, tia da criança.
 
De acordo com informações da polícia, a exumação foi solicitada para tentar identificar a real causa morte do bebê,  já que no atestado de óbito assinado por um pediatra do hospital consta fratura do braço esquerdo e sofrimento fetal. Na época da morte da criança, a família acusou o médico de negligência. O profissional é o mesmo que cobrou pela realização de um parto pelo SUS no início do mês de agosto.
 
O andamento do inquérito avalia que a necropsia não foi tão esclaredora. De acordo com as primeiras informações passadas pelo legista que acompanha o caso, a causa morte vai ser dada como indeterminada.
 
Na quinta-feira (5), a polícia ouviu os pais, a tia da criança e o médico Luiz Leitte. Dando continuidade às investigações, a delegada Sione Porto vai ouvir nos próximos dias outros profissionais que estiveram envolvidos no procedimento de parto e verificação do óbito.
 
"Não houve trauma na criança a não ser no braço, como já está no óbito, no lado esquerdo. Não há traumatismo craniano, não há hemorragia. Vi todas as fotos no computador, então temos um impasse", complementou a delegada.
 
Ela disse também que outras pessoas envolvidas no caso serão ouvidas pela polícia. "O passo final vai ser a oitiva, onde o pediatra irá explicar o sofrimento fetal e as enfermeiras irão dizer o que ocorreu no berçário, a título de termos mais elementos de investigação para sabermos se houve ou não a culpabilidade do médico", explicou Sione.
 
O caso
 
Uma família de Itabuna, município no sul da Bahia, acusa um médico de negligência pela morte de um bebê após o parto.
 
"Não era mais para ela ter [parto] normal pelo fato da demora ela não tinha mais força e esse médico extraiu meu filho com força bruta. Ele sabia muito bem que podia ter feito a [cirurgia] cesárea e não fez. Optou pelo parto normal e quase mata minha esposa também", diz Daniel Leão, pai da criança.
 
Paulo Emanoel Santana Leão nasceu na maternidade Ester Gomes no dia 26 de agosto, às 14h10, pesando pouco mais de quatro quilos. O bebê morreu dois dias depois e a causa, segundo a certidão de óbito, foi uma fratura no braço e sofrimento fetal. O médico não quis comentar o assunto com a imprensa.
 
Susto
 
Ainda segundo Daniel, o parto da mulher foi demorado e o bebê foi para o quarto com a cabeça e o braço enfaixados. "Quebrou o braço do meu filho em vários lugares, [tinha] hematoma na cabeça e no tórax da criança. Um sonho, e por causa de negligência de médico e de hospital, a gente perdeu esse sonho. Não vou calar pra não acontecer com mais ninguém", indigna-se Daniel.
 
Denúncia anterior
 
O médico obstetra que atendeu a esposa de Daniel já foi alvo de denúncia na mesma maternidade que atende pelo SUS. Ele cobrou R$1.200 para fazer o parto de uma adolescente de 16 anos. A direção do hospital obrigou o médico a devolver o dinheiro à família. As informações são do G1.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários