Bahia

Consumidores devem ficar atentos na hora da compra de fogueiras

Não são todos os tipos de madeira que podem ser utilizados. Troncos de espécies nativas são proibidas.

Acorda Cidade

Há quarenta anos a família de José Mário vende fogueiras para os festejos juninos. No início de junho ele já começa a expor na calçada de casa as fogueiras que são comercializadas por um preço que varia entre R$ 20 e R$ 60.

Ele conta que no período junino ele chega a vender cerca de quatro a cinco fogueiras por dia. Porém, o consumidor deve ficar atento na hora da compra. Não são todos os tipos de madeira que podem ser usado para montar a fogueira. Os troncos de espécies nativas são proibidos e a fiscalização é feita pelo Ibama. O agente ambiental Ariosvaldo Luz conta que durante o período das festas, a fiscalização são retomadas. “Nos últimos anos nós fizemos um trabalho educativo no sentido de diminuir o uso de madeira nativa”, diz.

Festejo consciente essa é uma maneira de curtir o São João sem prejudicar a natureza. “Tem muito cliente que pergunta que madeira é essa que ele vai levar. Nós explicamos e ele sai satisfeito sabendo que está colaborando também com a mãe natureza”, diz um dos comerciantes da região.(G1)

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários