Bahia

Compra de Respiradores: Rui defende investigação e diz que iniciativa partiu do Governo do Estado

Foram expedidos pela Justiça 15 mandados de busca e apreensão cumpridos em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Araraquara.

Acorda Cidade

O governador Rui Costa reafirmou nesta terça (27) que partiu do Governo do Estado, ainda em meados de 2020, a iniciativa de determinar a rigorosa investigação sobre as possíveis irregularidades na venda de respiradores da empresa HempCare, durante a pandemia. O trabalho da Polícia Civil da Bahia levou à prisão dos sócios e apontou a fraude praticada, mas os proprietários acabaram soltos depois de ordem judicial.

Foram expedidos pela Justiça 15 mandados de busca e apreensão cumpridos em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Araraquara. A suposta ligação da HempCare com o grupo Biogeoenergy, que tem entre suas empresas uma suposta fabricante de respiradores. Os agentes não encontraram nenhum respirador, nem chinês nem brasileiro, constatando a fraude e desmascarando a versão que a empresa alegava de entregar modelos nacionais e não os aparelhos chineses.

“Já se vão quase dois anos disso e eu continuo indignado em saber que essas pessoas estavam presas, essas pessoas tinham assinado documento que iriam devolver o dinheiro e o Ministério Público da Bahia pediu para soltar essas pessoas e o juiz concordou. Quase dois anos e a gente acompanha investigação após investigação então a gente quer a conclusão disso, e quem tá culpado vai para o xilindró, responda pelo mal feito e o povo tenha o dinheiro de volta, é que nós queremos, e eu só tenho a lamentar a demora e desejar, comentar que eu estou muito ansioso para que seja concluído e esses responsáveis sejam punidos é o que eu desejo. A outra ação que ocorreu nos Estados Unidos, está resolvida, o estado já recebeu o dinheiro de volta, então eu gostaria de ver a mesma celeridade aqui no Brasil. A ação dos Estados Unidos, na justiça americana já foi concluída e o dinheiro já foi devolvido e aqui a gente ainda aguarda a conclusão, desejar que seja mais rápido, mais célere e os responsáveis sejam punidos”, declarou Rui Costa.

Leia também: PF cumpre mandados em operação contra suspeitas de irregularidades na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste
 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários