Bahia

Com novo marco histórico, BYD inicia obras de complexo fabril que deve gerar 10 mil empregos na Bahia

O complexo em Camaçari é o maior polo industrial da BYD fora da China e conta com o investimento de R$ 3 bilhões.

Fábrica da BYD em Camaçari
Foto: Matheus Landim/GOV-BA

Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (5), no polo industrial de Camaçari, a gigante chinesa BYD deu o pontapé inicial para a instalação do complexo fabril que produzirá veículos elétricos na Bahia. A partir de agora, a fábrica será construída do zero, em 330 mil metros quadrados de área sem edificações e, a partir da segunda etapa do projeto, o antigo complexo da Ford será reformado para ser utilizado para atração e a implantação da cadeia de fornecedores.

O início da construção dá continuidade ao processo de instalação do maior polo industrial da BYD fora da China, que conta com o investimento de R$ 3 bilhões. A montadora produzirá veículos elétricos e híbridos de passeio, chassis de ônibus e caminhões elétricos a partir de 2025, com geração de cerca de 10 mil empregos diretos no estado. Também está entre os objetivos, nos próximos cinco anos, o processamento de lítio e ferro fosfato, que vão ser usados nas baterias dos veículos.

Início da fábrica da BYD em Camaçari
Foto: Matheus Landim/GOV-BA

O governador Jerônimo Rodrigues e os secretários estaduais da Fazenda (Sefaz) e de Desenvolvimento Econômico (SDE), Manoel Vitório e Ângelo Almeida, respectivamente, participaram da cerimônia e assinaram contrato de compra e venda do imóvel, pertencente ao Estado, que concederá, a partir da data, o uso da área pela fabricante. Na celebração também estiveram presentes o presidente da BYD Brasil, Tyler Li e Alexandre Baldy, conselheiro especial da companhia

Além dos empregos gerados, um dos impactos sociais e econômicos previstos é a descarbonização do segmento automobilístico. O governador Jerônimo Rodrigues afirma que esse momento foi muito aguardado pela população de Camaçari.

“Estamos falando de 10 mil empregos e, ao mesmo tempo, empregos que descarbonizam o meio ambiente. E, além do mais, é a imagem do Brasil. Quando a BYD se instala na Bahia, em Camaçari, os carros que serão exportados deste local levarão a imagem e o nome de Camaçari. Muita gente virá a Camaçari para fazer negócio, para conhecer a planta, entender como funciona. Precisamos reconceituar os polos industriais do Brasil, principalmente aqueles que tinham e têm ainda uma base muito carbonizada. Então, o Governo do Estado também voltará a Camaçari para dar ordens de serviços, licitar obras, dirigidas ao povo de Camaçari, mas muitas delas em função dos investimentos da BYD”, expôs Jerônimo Rodrigues sobre os projetos elaborados para os próximos anos na cidade conhecida pelo desenvolvimento industrial.

Fábrica da BYD em Camaçari
Foto: Matheus Landim/GOV-BA

O chefe do executivo também compartilhou que, antes da BYD chegar a Bahia, já estavam sendo feitos aportes em segurança pública, educação para formação de mão de obra para atuar nas obras e fábrica, em água e esgotamento sanitário e estruturas de saúde. “A cidade vai ganhar um novo perfil de público, estimulando, inclusive, através da Secretaria da Fazenda, novos investimentos em pousadas, hotéis, restaurantes, bares”, completou.

Segundo Alexandre Baldy, conselheiro da BYD no Brasil, a ideia é criar uma rede de fornecedores locais. “A BYD tem como política de progresso, de investimento, atrair para dentro do seu polo fabril o maior número possível de fornecedores locais e nacionais. Em alguns modelos nossos, existem mais de 73% de fabricação de partes e peças dentro da planta industrial e aqui esse objetivo será nessa direção. Portanto, os investimentos de mais de 3 bilhões de reais, que somarão em torno de 10 mil empregos diretos gerados, farão com que esses modelos sejam fabricados aqui [em Camaçari] em 2025. Nosso objetivo é que, ao fim deste ano, consigamos ter, na primeira fase, carros sendo montados nessa planta, que nós tenhamos a fabricação completa saindo para Camaçari, para a Bahia, para todos os estados do Brasil”, declarou.

“Em cinco anos, almejamos o processo de nacionalização de componentes locais e, certamente, um dos objetivos é a fabricação das baterias de lítio. Esse é um dos investimentos que não estão mencionados nesse pacote aqui anunciado, dentro de um planejamento para que, em uma discussão com os governos federal e estadual, consigamos aumentar, pelo menos, 70% os componentes locais em solo brasileiro”, detalhou o conselheiro da BYD.

Em outubro de 2023, a empresa foi autorizada a realizar estudos ambientais e de viabilidade na área. Nesse período, lançou, ainda, a pedra fundamental do conjunto de fábricas.

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