Bahia

Coelba alerta para riscos de choque elétrico e incêndios no período junino; saiba como prevenir

Os riscos de choques elétricos por ligação de energia clandestina também são comuns nesta época.

decoração junina
Foto: Assessoria/ Energisa

Como forma de alertar e conscientizar à população dos riscos de choques ou problemas com a rede elétrica no período do São João, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), tem realizado ações por todo o estado para também prevenir eventuais acidentes para quem vai aproveitar os festejos juninos.

Uma destas ações, como a distribuição de panfletos à população, acontece no Arraiá do Comércio, que está sendo realizado em Feira de Santana até o dia 16 de junho. O Acorda Cidade conversou com André Fiuza, Supervisor da Subtransmissão da Coelba para destacar os riscos e prevenção de acidentes nesta época do ano.

Inicialmente, André Fiuza ressaltou o objetivo da ação como forma de conscientizar a população de todo o país a aproveitar o São João de uma forma segura.

André Fiuza
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“Estamos fazendo uma ação de conscientização com distribuição de panfletos orientativos para que as pessoas tomem as medidas corretas a respeito da eletricidade. O São João é um evento importante a nível de Brasil, Nordeste e Bahia, é uma data comemorativa significativa e a nossa expectativa é que aconteça uma festa muito feliz sem nenhum acidente com a comunidade”, disse.

Riscos

Os riscos de choques elétricos diante da ligação de energia clandestina também são comuns nesta época. Por isso, o supervisor da Coelba alertou para as consequências desta prática que também pode gerar choques elétricos e baixa qualidade de energia.

“A gente sinaliza muito a respeito das ligações clandestinas porque via de regra as pessoas que fazem essas ligações não são profissionais, não utilizam os equipamentos de proteção adequados e o mais importante que a gente fala é a vida, essas pessoas estão se colocando em situação de risco e em consequência disso as ligações clandestinas geram baixa qualidade de energia para as pessoas que estão pagando pela energia correta. Pedimos de forma alguma que as pessoas façam ligações clandestinas”.

Prevenção

No mês de junho, a decoração faz parte das tradições juninas e as bandeirolas e enfeites são um dos itens utilizados para trazer cor e alegria nas festas. Porém, a proximidade destes enfeites com a rede elétrica podem também causar acidentes e incêndios.

Sobre a prática de soltar fogos no São João ou pendurar enfeites, o supervisor da Coelba também deu dicas.

“Temos algumas recomendações para áreas externas, como soltar fogos próximo a redes elétricas porque pode gerar o rompimento de cabo, a gente recomenda que as pessoas não subam nos postes para pendurar bandeirolas porque gera uma proximidade com a rede elétrica e só pessoas habilitadas podem acessar esse tipo de estrutura. Pedimos também para que as pessoas nas áreas internas não conecte muitos aparelhos no Benjamin, que é o T, como chamamos popularmente. O aquecimento deste material pode gerar um curto-circuito e consequentemente um incêndio na casa. A gente pede também que as pessoas que estejam molhadas ou descalças não tenham contato com freezer, geladeira ou eletrodomésticos dessa natureza para não sofrer um choque elétrico”, reforçou.

André Fiuza também aproveitou para informar à população sobre o canal de comunicação da Coelba para problemas com a rede elétrica ou fiação.

“Temos uma estrutura bem robusta de vários profissionais que estão habilitados para atuar nesse tipo de situação, equipes de manutenção, de planejamento, então qualquer necessidade ou qualquer morador da comunidade que perceber um cabo partido não se aproxime, ligue para o 116 que uma equipe vai estar neste local na maior velocidade possível”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários