Equipamento da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), o Cesol Litoral Sul tem o objetivo de apoiar, assessorar e fomentar atividades coletivas com base na economia solidária. Foi com esse apoio que as marcas Ju Arléo Chocolates e Benevides Chocolates foram destaque na premiação da Academy of Chocolate, em Londres.
Ju Arléo Chocolates ganhou medalha de prata pelo chocolate 70% com mel de abelha uruçu; o destaque foi na categoria “Tree To Bar Flavoured”. Já a Benevides Chocolates, que produz chocolates artesanais do grão à barra (bean to bar) foi premiada com os chocolates Dark 70% Cocoa (70% cacau Intenso) e Milk Chocolate Cappuccino 60% Cocoa (Chocolate 60% cacau ao leite Cappuccino), nas categorias “Dark Bean to Bar” e “Milk Bean to bar Flavoured”.
Para o coordenador geral no Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes, a premiação é a certeza de que a economia solidária da Bahia está no caminho certo. “Fazemos um trabalho intenso de acompanhamento e aprimoramento de grupos socioprodutivos como associações, cooperativas e pessoas que produzem em coletivo e sempre colhemos resultados importantes como este da premiação da Academy of Chocolate. Isso só mostra que estamos trilhando o caminho ideal com inovação e acompanhando as tendencias do mercado de chocolates no mundo, mas respeitando as particularidades da economia solidária que atua na perspectiva do da autogestão e do comércio justo aliados à sustentabilidade e geração de renda”, conclui.
A assistência socioprodutiva do Cesol vai desde o Estudo de Viabilidade Econômica (EVE) até formações de boas práticas alimentares e o desenvolvimento de rótulos dos produtos com foco no aprimoramento da produção e agregação de valor aos produtos feitos por associações, cooperativas e empreendimentos que atuam em coletivo no território. O apoio na comercialização também é fundamental já que o Cesol está presente nos Shoppings Jequitibá, em Itabuna, Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, na capital baiana, além de participar com frequência de feiras e festivais levando produtos da economia solidária para outras regiões.
Academy of Chocolate
Criada em 2005 por cinco dos principais profissionais de chocolate da Grã-Bretanha, a Academy of Chocolate é uma entidade que atua na promoção do chocolate de verdade contribuindo com a conscientização e compreensão do papel que o chocolate desempenha na sociedade e no bem-estar. A Academia incentiva a produção sustentável e ética e oferece oportunidades educacionais.