Bahia

Censo IBGE: Bahia tem mais igrejas do que unidades de saúde e ensino juntas

Vale ressaltar que a maioria dos endereços na Bahia são domicílios particulares, representando cerca de 75,9% do total.

igreja no pelourinho
Foto Fábio Marconi/Reprodução Salvadorbahia

Os dados das coordenadas geográficas dos endereços e domicílios visitados no Censo Demográfico 2022 foram disponibilizados nesta sexta-feira (2), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa captou as coordenadas de 9.047.296 espécies de endereços, tornando a Bahia o terceiro estado com o maior número de endereços georreferenciados no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo (22,953 milhões de coordenadas) e Minas Gerais (12,038 milhões).

Um aspecto que surpreendeu foi a quantidade de estabelecimentos religiosos. Com mais de 52 mil estabelecimentos religiosos georreferenciados, o número é o dobro do número de estabelecimentos de ensino e o triplo do número de estabelecimentos de saúde. O dado evidencia a forte presença e influência das instituições religiosas no estado.

Segundo as coordenadas do Censo 2022, 6 em cada 10 municípios baianos (59,7% ou 249 de 417), incluindo Salvador, tinham mais estabelecimentos religiosos do que a soma dos estabelecimentos de ensino e saúde.

Em Salvador, havia 6.032 estabelecimentos religiosos (2,5 para cada 1.000 pessoas), o dobro do número de estabelecimentos de ensino (3.018). Mesmo assim, o município era a capital brasileira com o maior número de estabelecimentos de ensino por habitante: 1,3 para cada 1.000 pessoas.

O total de estabelecimentos religiosos soteropolitanos representava, ainda, quatro vezes o número de estabelecimentos de saúde no município (1.509). Entre as capitais, Salvador tinha o 3º menor “per capita” de estabelecimentos de saúde: 0,6 para cada 1.000 pessoas, maior apenas do que os verificados em Goiás/GO (0,50/1.000 pessoas) e Manaus/AM (0,51/1.000 pessoas).

Os mapas de calor a seguir mostram como estavam distribuídos os estabelecimentos religiosos, de ensino e de saúde, em Salvador, em 2022. Eles são também bons exemplos de usos possíveis das coordenadas de endereços do Censo 2022.

mapa de calor
mapa de calor

Distribuição dos endereços

Um dos aspectos mais significativos desses dados é a distribuição por finalidade dos endereços. A maioria dos endereços na Bahia são domicílios particulares, representando cerca de 75,9% do total. Além disso, o estado apresenta um número significativo de estabelecimentos comerciais e de serviços, bem como estabelecimentos agropecuários e edificações em construção.

Outro dado interessante é a relação entre o número de endereços e a população. Enquanto a Bahia lidera em termos de número total de endereços georreferenciados, também possui os maiores números “per capita” de estabelecimentos de outras finalidades, como comércio e serviços, e de edificações em construção. Isso sugere uma densidade urbana e um crescimento econômico significativos no estado.

Das cerca de 9,0 milhões de espécies de endereços encontradas na Bahia:

75,9% (6,868 milhões) eram domicílios particulares;

11,4% (1,032 milhão) eram estabelecimentos com outras finalidades (comércio, serviços diversos etc.);

6,3% (573.839) eram estabelecimentos agropecuários;

5,2% (466 mil), edificações em construção (residenciais ou não);

0,6% (53 mil) eram estabelecimentos religiosos;

0,3% (28 mil), de ensino;

0,2% (16 mil), de saúde;

0,1% (7 mil) eram domicílios coletivos.

Coleta digital

Os recenseadores do Censo Demográfico 2022, totalizando cerca de 180 mil em todo o país, utilizaram dispositivos móveis de coleta (DMC) para registrar as coordenadas geográficas dos endereços. Essas coordenadas foram registradas em até três momentos distintos: durante a confirmação ou inclusão de um endereço no cadastro do IBGE, durante as visitas aos domicílios para entrevistas quando o questionário era aberto, e em casos em que era necessário retornar a um domicílio por não ter sido encontrado nenhum morador na primeira visita.

É importante destacar que todas as divulgações do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) se limitam aos dados dos endereços, preservando o sigilo ao não associar nenhuma informação estatística ou resposta de questionário às coordenadas. No entanto, está prevista para este ano a próxima divulgação do CNEFE, que incluirá outros dados dos endereços, como logradouro, número, complemento, localidade e CEP.

Acorda Cidade com informações da Agência IBGE

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários