Os dados das coordenadas geográficas dos endereços e domicílios visitados no Censo Demográfico 2022 foram disponibilizados nesta sexta-feira (2), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa captou as coordenadas de 9.047.296 espécies de endereços, tornando a Bahia o terceiro estado com o maior número de endereços georreferenciados no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo (22,953 milhões de coordenadas) e Minas Gerais (12,038 milhões).
Um aspecto que surpreendeu foi a quantidade de estabelecimentos religiosos. Com mais de 52 mil estabelecimentos religiosos georreferenciados, o número é o dobro do número de estabelecimentos de ensino e o triplo do número de estabelecimentos de saúde. O dado evidencia a forte presença e influência das instituições religiosas no estado.
Segundo as coordenadas do Censo 2022, 6 em cada 10 municípios baianos (59,7% ou 249 de 417), incluindo Salvador, tinham mais estabelecimentos religiosos do que a soma dos estabelecimentos de ensino e saúde.
Em Salvador, havia 6.032 estabelecimentos religiosos (2,5 para cada 1.000 pessoas), o dobro do número de estabelecimentos de ensino (3.018). Mesmo assim, o município era a capital brasileira com o maior número de estabelecimentos de ensino por habitante: 1,3 para cada 1.000 pessoas.
O total de estabelecimentos religiosos soteropolitanos representava, ainda, quatro vezes o número de estabelecimentos de saúde no município (1.509). Entre as capitais, Salvador tinha o 3º menor “per capita” de estabelecimentos de saúde: 0,6 para cada 1.000 pessoas, maior apenas do que os verificados em Goiás/GO (0,50/1.000 pessoas) e Manaus/AM (0,51/1.000 pessoas).
Os mapas de calor a seguir mostram como estavam distribuídos os estabelecimentos religiosos, de ensino e de saúde, em Salvador, em 2022. Eles são também bons exemplos de usos possíveis das coordenadas de endereços do Censo 2022.
Distribuição dos endereços
Um dos aspectos mais significativos desses dados é a distribuição por finalidade dos endereços. A maioria dos endereços na Bahia são domicílios particulares, representando cerca de 75,9% do total. Além disso, o estado apresenta um número significativo de estabelecimentos comerciais e de serviços, bem como estabelecimentos agropecuários e edificações em construção.
Outro dado interessante é a relação entre o número de endereços e a população. Enquanto a Bahia lidera em termos de número total de endereços georreferenciados, também possui os maiores números “per capita” de estabelecimentos de outras finalidades, como comércio e serviços, e de edificações em construção. Isso sugere uma densidade urbana e um crescimento econômico significativos no estado.
Das cerca de 9,0 milhões de espécies de endereços encontradas na Bahia:
75,9% (6,868 milhões) eram domicílios particulares;
11,4% (1,032 milhão) eram estabelecimentos com outras finalidades (comércio, serviços diversos etc.);
6,3% (573.839) eram estabelecimentos agropecuários;
5,2% (466 mil), edificações em construção (residenciais ou não);
0,6% (53 mil) eram estabelecimentos religiosos;
0,3% (28 mil), de ensino;
0,2% (16 mil), de saúde;
0,1% (7 mil) eram domicílios coletivos.
Coleta digital
Os recenseadores do Censo Demográfico 2022, totalizando cerca de 180 mil em todo o país, utilizaram dispositivos móveis de coleta (DMC) para registrar as coordenadas geográficas dos endereços. Essas coordenadas foram registradas em até três momentos distintos: durante a confirmação ou inclusão de um endereço no cadastro do IBGE, durante as visitas aos domicílios para entrevistas quando o questionário era aberto, e em casos em que era necessário retornar a um domicílio por não ter sido encontrado nenhum morador na primeira visita.
É importante destacar que todas as divulgações do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) se limitam aos dados dos endereços, preservando o sigilo ao não associar nenhuma informação estatística ou resposta de questionário às coordenadas. No entanto, está prevista para este ano a próxima divulgação do CNEFE, que incluirá outros dados dos endereços, como logradouro, número, complemento, localidade e CEP.
Acorda Cidade com informações da Agência IBGE
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram