O serviço de enfrentamento ao racismo no Carnaval de Salvador foi aberto na quinta-feira (28), na sede da Superintendência de Proteção ao Consumidor (Procon), na Rua Carlos Gomes, centro da capital baiana. O atendimento será realizado todos os dias da festa, sempre das 14 às 22hs. A abertura dos trabalhos contou com a presença de dirigentes estaduais como a secretária Fabya Reis (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – Sepromi) e César Lisboa (Secretaria da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado – SJDHDS), além de representações da sociedade civil, instituições do Sistema de Justiça e servidores.
“Estamos repetindo mais um ano de atuação no Carnaval da Bahia, com importante trabalho voltado à proteção dos direitos da população negra durante a folia. Estaremos neste espaço, integrados a um conjunto de serviços coordenados pela parceira SJDHDS, no campo dos direitos humanos, dentre eles o combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nossa missão é coibir estes tipos de crime e fomentar uma festa de respeito à diversidade”, disse a secretária Fabya Reis.
A ação da Sepromi, vinculada à Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa do Estado, também inclui campanha de sensibilização e o monitoramento das situações de violação de direitos da população negra. Nos carnavais de bairro e demais circuitos, a unidade móvel do Centro de Referência Nelson Mandela fará os atendimentos.
Outro canal de denúncia é a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), através do telefone 0800 284 0011, com equipe qualificada, em contato permanente com a coordenação do serviço.
Dentre as novidades do Governo do Estado nesta área está a implementação de uma delegacia especializada para crimes de racismo, violência contra pessoas com deficiência e ao segmento LGBT no Carnaval 2019, unidade que funcionará no Largo dois de Julho, no centro da cidade.