Parte do telhado da igreja do Hospital São João de Deus, em Cachoeira, desabou no último final de semana. Não havia ninguém no local.
De acordo com o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, Lu Cachoeira, a estrutura já havia sido avaliada anteriormente por especialistas. Há cinco anos, uma equipe de voluntários, composta por profissionais aposentados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realizou uma inspeção e recomendou que o espaço não fosse mais utilizado, além da retirada dos bens móveis para evitar danos.
“O diagnóstico foi: não usem mais a igreja, recolham os bens móveis, que são os santos, as imagens, para evitar um dano, e recomendou o prudente é tirar todo o forro da igreja”, afirmou o provedor ao repórter Adriano Rivera do Diário da Notícia.
Os técnicos do Iphan também recomendaram a estabilização do telhado e destacaram a importância de preservar o teto, que possui formato oval e uma estrutura complexa de madeiramento.
Ainda não há informações sobre ações para a recuperação do espaço.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.