Acorda Cidade
O arrastão dos trios elétricos nesta Quarta-Feira de Cinzas (9), em Salvador, encerrou o carnaval baiano, mas desta vez, ao contrário dos dois últimos anos, sem que o futebol fosse o tema central. Mesmo sob uma fina garoa, o tradicional desfile, que teve início no às 10h45, contou com a presença de músicos e integrantes do Galo da Madrugada, que chegou a reunir mais de um milhão de foliões no Recife, durante o carnaval pernambucano.
"Vocês estão vivos? Eu acordei vocês, foi? Vocês são o maior combustível da gente, por isso a gente consegue vir aqui no arrastão para animar vocês", disse Ivete Sangalo.
O Camarote Andante saiu do Farol da Barra e levou uma multidão de foliões, turistas e moradores que trabalharam durante toda a folia no circuito Barra-Ondina. A participação especial ficou por conta de Luiz Caldas. "O tempo é agora. O nosso tempo é hoje. E o tempo para o recolhimento espiritual da cidade, quando todo mundo reflete, se acalma. Isso é o sétimo dia de carnaval", disse Brown.
O desfile começou com a música "Alegria original", "Você merece samba", seguido de "Feminino e masculino" e "Ilha grande". "Essa é uma homenagem aos maiores percussionistas do país, principalmente da Bahia, como Mestre Prego e Neguinho do Samba. Poderia ficar aqui falando vários nomves importantes, mas minha memória não seria suficiente", disse Brown.
O arrastão, fundamentalmente, foi criado como forma de agradecer a quem trabalhou durante o carnaval. Por isso, os trios seguem sem cordas, permitindo que muitas pessoas possam desfilar ao lado dos artistas. É comum que os ambulantes, que atuam no circuito durante os dias da folia, durmam no circuito, da noite de terça-feira até a manhã da quarta-feira, até a saída do arrastão. As informações são do G1