Acorda Cidade
Um trem da Linha 1 do metrô de Salvador foi evacuado depois que um passageiro passou mal, na noite desta segunda-feira (23). Durante a situação, o botão de emergência do sistema chegou a ser acionado pelos outros passageiros da composição.
Segundo a CCR Metrô Bahia, empresa que administra o serviço, o caso ocorreu por volta das 20h50, nas proximidades da Estação Bonocô. O passageiro foi atendido por agentes do sistema, que iniciaram os primeiros socorros ainda dentro do trem.
Em seguida, de acordo com a CCR, o homem, que estava acompanhado da mãe, foi encaminhado para a sala Atendimento de Primeiros Socorros (APS) da estação, e, após melhora, recusou encaminhamento à unidade médica, assinando termo de liberação. O problema de saúde não foi detalhado.
O trem tinha saído da Estação Lapa e seguia para Pirajá quando ocorreu o passageiro passou mal. Após ser evacuada, a composição foi recolhida, e, conforme a administradora do metrô, outro trem foi inserido na operação, para atender os passageiros.
Confira nota da CCR Metrô Bahia na íntegra:
"A CCR Metrô Bahia esclarece que, nesta segunda-feira (23), às 20h50, o botão de emergência de um trem foi acionado, nas proximidades da Estação Brotas de Metrô. Ao identificar que um cliente passou mal, o operador acionou imediatamente apoio aos Agentes de Atendimento e Segurança da estação, que iniciaram os primeiros socorros ainda dentro do trem. O usuário, que estava acompanhado pela mãe, foi encaminhado para a sala de Atendimento de Primeiros Socorros (APS) da estação para dar continuidade ao atendimento e após melhora, recusou encaminhamento à unidade médica, assinando termo de liberação. Por conta desta ocorrência, a composição precisou ser evacuada em plataforma e foi recolhida. Outro trem foi inserido na operação para atender os passageiros.
A CCR Metrô Bahia informa ainda que, em cumprimento ao que prevê o Contrato de Concessão, os agentes são treinados para atuar como brigadistas, prestando, dentre outras atividades, os primeiros socorros a possíveis vítimas, além de conduzir alguns casos para atendimento médico em unidade hospitalar mais próxima da ocorrência. As estações do sistema metroviário também possuem salas, recursos e aparelhos apropriados para os primeiros socorros, além de unidade de DEA – Desfibrilador Externo Automático. A concessionária orienta que os usuários devem prestar atenção às recomendações que estão descritas no dispositivo de emergência presente em todos os carros dos trens. Em casos de ocorrências, os agentes de atendimento também devem ser comunicados para tomar as devidas providências".