Bahia ganhará novos investimentos com o PAC II

Com a expectativa de lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) já no mês de fevereiro, pelo Governo Federal, os secretários estaduais Walter Pinheiro (Planejamento) e João Leão (Infraestrutura) debateram, nesta quinta-feira (28), com o ministro do Transportes, Paulo Sérgio Passos, mais investimentos para as áreas de infraestrutura e logística na Bahia. 

De acordo com o ministro, o PAC II vai priorizar grandes obras e projetos estruturantes que tenham complementaridade com as ações do PAC I que não foram concluídas. “O foco do PAC II será equacionar as interferências urbanas, buscando o desenvolvimento local e regional, ampliar o tamanho e a capacidade atual da malha de transportes, inclusive o de passageiros, com o trem de alta velocidade”, destaca Passos. 

O titular da pasta do Planejamento, Walter Pinheiro, aponta alguns dos pleitos prioritários. “No modal ferroviário propomos o contorno de Cachoeira/São Félix, que é um gargalo histórico que causa restrições operacionais e transtornos à comunidade local, a construção da variante entre Camaçari e Aratu, eliminado assim a interferência do tráfego da FCA em diversas cidades da RMS e a construção de um ramal ligando São Gonçalo a Feira de Santana”, detalha Pinheiro. 

Uma excelente notícia para os baianos é a intenção do ministro Paulo Sérgio Passos de acelerar a construção da Ferrovia Oeste-Leste. De acordo com Passos, a proposta é ir além do cronograma definido, que prevê como etapas iniciais os trechos Ilhéus/Caetité e Caetité/Barreiras. “Com o PAC II pretendemos chegar até Figueirópolis (TO) para que a Oeste-Leste recepcione a carga da Ferrovia Norte-Sul”, afirma. 

No modal rodoviário, as prioridades são a duplicação da BR 101 no sentido Sul, que segue de Itabuna até o entroncamento com a BR 418, a construção do trecho da BR 242 que vai de Castro Alves passando por São Felipe e concluindo na Ponte do Funil. Além disso, os secretários pleiteiam o melhoramento e pavimentação da BR 235 e a complementação e pavimentação da BR 030 de Carinhanha até Mambaí, no estado de Goiás. 

“Além da BR 030 ser um suporte a ferrovia Oeste Leste, o turista de Brasília passa a economizar tempo para alcançar o litoral baiano”, afirma o secretário João Leão. Outro tema debatido foi o Sistema Viário Oeste, que engloba entre outras obras, a ponte rodoviária ligando Salvador à Ilha de Itaparica.

Quanto ao modal hidroviário, os secretários propuseram que a União realize no curto prazo a dragagem e derrocamento de alguns trechos da hidrovia do São Francisco. 

PAC na Bahia

 O primeiro PAC do Governo Federal foi lançado em 2007 com investimentos previstos para a Bahia na ordem de R$ 40,1 bilhões até este ano. Deste total, R$ 27,7 bilhões estão sendo aplicados em empreendimentos nos segmentos de infraestrutura logística, energética e urbana, habitação e saneamento. Em todo o país a previsão de investimentos é de R$ 503,9 bilhões até o final de 2010. As informações são da Ascom/Seplan.

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