Acorda Cidade
Bahia, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe estão na lista do Ministério da Saúde. Os estados correm um risco muito alto de sofrer com epidemia de dengue no primeiro semestre de 2011, período no qual as incidências da doença aumentam. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, divide com a população e com outros setores da sociedade a responsabilidade de evitar a possível epidemia.
Em entrevista à BandNews FM, o ministro disse que a prevenção não é apenas uma obrigação do governo. “O papel do estado, no caso dessa doença, não é suficiente para impedir que ela se propague. É muito importante que empresas, organizações não governamentais, igrejas, a mídia e principalmente cada um em suas casas nos ajude no combate, nessa mobilização”, disse o ministro.
O ministro Temporão explicou, ainda, como será feito a campanha no combate do mosquito da dengue nos estados. “Nós estamos treinando gente, elaborando manuais de conduta clínica, assessorando os estados para que elas organizem a rede de saúde para tratar doentes, vamos fazer campanha de mídia, mobilizar o exército e os agentes comunitários de saúde e orientar a população para combater a dengue. Várias pesquisas vem mostrando que a grande maioria da população sabe o que deve ser feito na sua casa, mas, por algum motivo não é feito o combate. Continuidade no combate é a palavra chave para a mobilização”.
Segundo o Ministério da Saúde, outros nove estados apresentam risco alto e cinco, mais o Distrito Federal, foram considerados como áreas de risco moderado.