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O secretário de Administração do Estado da Bahia Edelvino Góes representou o governador Rui Costa na cerimônia de premiação do Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital. No evento – realizado na noite de quinta-feira (12), no auditório do Hotel Royal Tulip, em Brasília – a Bahia foi um dos Estados reconhecidos como destaque por seu desempenho no ranking divulgado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP).
O secretário Edelvino Góes recebeu durante a solenidade o certificado de reconhecimento pelo desempenho do Estado em 2021. Já o certificado relativo a 2020 foi entregue ao diretor de Infraestrutura Tecnológica e Conectividade da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), Carlos Borges.
Em 2021, a Bahia foi o segundo Estado com melhor classificação no Índice de Serviços Públicos Digitais. No ranking geral da pesquisa, o Estado obteve 87,5 pontos, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 91 pontos. A performance representou um avanço de mais de 10 pontos em relação ao desempenho obtido na primeira edição da pesquisa, no ano passado, quando a Bahia ficou em terceiro lugar na pontuação geral. Além disso, este ano o Estado foi destaque máximo mais uma vez em uma dimensão da pesquisa focada especificamente na capacidade para oferta de serviços digitais.
Nesta dimensão – que analisa questões relacionadas à implementação de um Portal Único ou Portal de Serviços, entre outros fatores que habilitam a oferta de serviços digitais – a Bahia compartilhou com o Rio Grande do Sul, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar no ranking. Ambos os Estados obtiveram 45 pontos neste quesito – 4,5 a mais do que o contabilizado em 2020.
Desde sua criação, em 2020, o Índice de Oferta de Serviços Digitais integra a cesta de indicadores do Ranking de Competitividade dos Estados, considerado hoje o principal instrumento de mensuração adotado para monitorar e acompanhar a performance dos 26 Estados e do Distrito Federal nas mais diversas áreas. A análise para a composição da pontuação no Índice foi feita por meio de um questionário de 23 itens enviados às administrações para avaliar se os principais serviços públicos ofertados são disponibilizados por meios digitais, se esta oferta considera as melhores práticas e se está em conformidade com a legislação vigente para o Governo Digital no Brasil.