Bahia

Auditores fiscais do trabalho notificam estabelecimentos sobre medidas relacionadas à Covid-19

A atuação da inspeção do trabalho esteve voltada às atividades econômicas consideradas essenciais e com maior risco de exposição dos trabalhadores à Covid-19

Acorda Cidade

Auditores fiscais do trabalho da Superintendência Regional da Bahia (SRT/BA) notificaram cerca de 500 estabelecimentos, entre os dias 3 e 15 de abril, para exigir a adoção de medidas emergenciais de proteção dos trabalhadores diante dos riscos de contágios relacionados à pandemia da Covid-19.

A atuação da inspeção do trabalho esteve voltada às atividades econômicas consideradas essenciais e com maior risco de exposição dos trabalhadores à Covid-19. Foram notificados supermercados, farmácias, frigoríficos, hospitais e estabelecimentos de construção civil e teleatendimento, entre outros, em que há maior contato do trabalhador com o público em geral ou em que a atividade implica concentração de trabalhadores no mesmo ambiente. Além disso, denúncias de situações urgentes e as relacionadas à exposição à Covid-19 foram também atendidas.

Os auditores cobraram medidas de segurança e saúde em acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS) e das Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança do Trabalho.

Dentre as principais medidas estão a exigência do fornecimento de equipamentos de proteção individual, fornecimento de álcool gel 70%; redução da concentração de trabalhadores nos ambientes de trabalho; manutenção do distanciamento entre trabalhadores e clientes; controle da qualidade do ar e incremento na higienização de pontos de grande contato nos ambientes de trabalho, tais como corrimões, maçanetas, elevadores, superfícies, objetos e painéis de operação de máquinas e equipamentos;

Os auditores irão verificar o cumprimento destas recomendações nos estabelecimentos já notificados e ainda, gradativamente, fiscalizar outros setores ainda não alcançados pelas notificações.

Direitos garantidos

Os auditores fiscais do trabalho estão atuando para evitar prejuízos aos trabalhadores atingidos pela flexibilização nas relações de emprego, a partir da promulgação da Medida Provisória 927/2020, que permite a flexibilização nas relações de emprego. Além das fiscalizações, os trabalhadores prejudicados podem entrar em contato, via telefone, com a Seção de Fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho, para programação de fiscalização.

Nesse sentido, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho- Sinait, elaborou uma cartilha com objetivo de esclarecer as principais dúvidas dos trabalhadores. A cartilha está disponível no site www.sinait.org.br.

O presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho- Delegacia Sindical na Bahia (Sinait-DS/BA), Roberto Miguel Santos afirma que a fiscalização trabalhista é atividade essencial e desenvolve um papel importante na sociedade. Nesse sentido, o decreto 10.292/2020 fortalece a atuação da categoria, no momento em que todos os esforços da área de segurança e saúde devem ser empreendidos no combate ao coronavírus. “A Inspeção do Trabalho, ao assegurar o cumprimento da legislação trabalhista, salva vidas, evita adoecimentos, corrige distorções, adequa ambientes de trabalho a condições sanitárias e higiênicas que impedem a proliferação de doenças, entre elas, a própria Covid-19.”,destaca Roberto Miguel.

 

Em todo o País, os auditores fiscais do trabalho seguem atuantes para fazer frente às demandas da crise. Mesmo com o menor quadro de servidores dos últimos 20 anos, os Auditores mantêm o compromisso com a orientação dos trabalhadores e com a fiscalização das condições de trabalho, principalmente as relacionadas à segurança e saúde ocupacionais.

Canal de orientações e denúncias

Desde o último dia 30/3, está em funcionamento, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, um plantão da fiscalização do trabalho para orientar e receber denúncias, especialmente sobre as regras aplicáveis aos contratos de trabalho durante o estado de calamidade pública e às medidas preventivas em relação ao Covid-19. O telefone do plantão é o (71) 3329-8402. As dúvidas e denúncias também podem ser encaminhadas pelo e-mail: [email protected].

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários