Bahia

Atendentes de telemarketing ganham campanha da valorização da profissão

A campanha será ilustrada com vídeos do ator baiano Pisit Mota, que de forma humorada e reflexiva abordará características do dia a dia laboral destes profissionais.

Acorda Cidade

Com o objetivo de desconstruir o preconceito contra o profissional em teleatendimento, popularmente conhecido como operador de telemarketing, o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia – Sinttel Bahia lança na próxima segunda-feira (02), às 14h, no auditório Damário Dacruz, a Campanha de Valorização do Teleatendimento.

O (a) teleoperador(a), assim como o serviço, se tornou alvo de queixas, denúncias e reclamações dos cidadãos devido às práticas abusivas cometidas por determinadas empresas, e acabou virando um verdadeiro “vilão das ligações”. No entanto é esse pseudo vilão que, mesmo tendo que lidar com diversos tipos de temperamentos e dificuldades, desempenha papéis importantes em diversos setores da sociedade: atende e orienta no caso de violências e questões de Direitos Humanos; evita fraudes com bloqueio de linha, aparelho celular e cartões de crédito, no caso de perda e/ou roubo; salva vidas, através do pronto atendimento para órgãos como o SAMU, Bombeiros e a Polícia Militar, entre outros exemplos. E é essa importância profissional que o Sinttel Bahia quer demonstrar com a Campanha que será veiculada nas redes sociais.

“Neste cenário de grandes mudanças no setor como, criação de listas para evitar ligações destes profissionais, robotização, além da diminuição de postos de trabalho e aplicações da reforma trabalhista, o Sinttel Bahia dá mais um passo rumo à valorização do setor e fomenta na sociedade a discussão para a desconstrução do preconceito formado contra este profissional que, mesmo com todas as adversidades específicas do setor, consegue realizar suas atividades laborais com excelência e dedicação”, afirma o presidente do Sindicato, Joselito Ferreira.

A campanha será ilustrada com vídeos do ator baiano Pisit Mota, que de forma humorada e reflexiva abordará características do dia a dia laboral destes profissionais. Durante o mês de setembro, ocorrerão apresentações do artista nas principais empresas de teleatendimento na Bahia.

Ao final da Campanha, o Sinttel Bahia promoverá um Stand Up, no Teatro Jorge Amado, com ingressos abertos para a categoria e sociedade, mediante à doação de um pacote de leite, que será doado para o Hospital Martagão Gesteira.

Setor ainda não é regulamentado

Responsável pelo emprego formal de mais de um milhão de pessoas, em sua maioria jovens em situação de primeiro emprego e/ou cidadãos da terceira idade, o setor ainda não é regulamentado, o que dificulta o estabelecimento de regras próprias que ofereçam melhores condições de trabalho que possam resguardar a saúde física e psicológica dessa categoria.

O projeto de lei para regulamentação do setor atualmente está em tramitação no Senado Federal após passar nove anos em discussão na Câmara dos Deputados. “Desde o ano de 2007 que acompanhamos a tramitação do Projeto de Lei da Câmara – PLC 2673/2007, hoje PLC 12/2016, inclusive, fomos o Sindicato que proporcionalmente mais recolheu assinaturas para o abaixo-assinado que exigiu agilidade na tramitação do projeto. O Sindicato acredita que somente com a regulamentação da profissão serão estabelecidas regras claras que assegurem o bem-estar dos trabalhadores e das trabalhadoras do setor”, disse Joselito.

Serviço

O quê: Lançamento da Campanha de Valorização do Setor de Teleatendimento

Data: 02 de setembro de 2019, às 14h.

Onde: Auditório Damário Dacruz, Sede do Sinttel Bahia (Rua Bela Vista do Cabral, nº 247 Nazaré.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários